englishPortuguese

PISA Trekking - Pacotes de Viagens de Aventura e Ecoturismo para Pantanal!

Procure por algo em nosso site:

Cód.Roteiro:571

Nível de Dificuldade

Nível Intenso

Leve

Faça sua Pré-Reserva


Saiba mais






Pantanal - Refúgio Ecológico Caiman

4 dias ~ 3 noites
Saídas: Diárias

Informações Importantes

* Recomendamos tomar vacina contra febre amarela no mínimo 10 dias antes do embarque.

1. O Refúgio Ecológico Caiman

O Refúgio Ecológico Caiman é um empreendimento pioneiro de ecoturismo no Pantanal sul-matogrossense. Localiza-se em uma fazenda de gado, a Estância Caiman, com 53 mil hectares no município de Miranda, a 236 km de Campo Grande.

Desenvolve, além do ecoturismo, atividades de pecuária extensiva e apoia projetos de pesquisa e conservação ambiental como o Projeto Arara Azul, o Projeto Onçafari e o Projeto Papagaio-Verdadeiro, em parceria com pesquisadores e universidades. Possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com cerca de 5.600 ha, onde são mantidas as características naturais do Pantanal.

A Caiman também criou um Centro de Interpretação Ambiental, espaço cultural que tem por objetivo apresentar um panorama completo do ecossistema pantaneiro e uma belíssima linha do tempo da história do Brasil, incluindo o pantanal neste contexto. O visitante é conduzido por corredores onde são exibidas imagens da paisagem, fauna, flora e cultura pantaneira.

2. As Pousadas

O Refúgio Ecológico Caiman é formado por 02 pousadas, que oferecem o mesmo contato com a fauna, flora e cultura pantaneira.

As pousadas mantêm o mesmo padrão de serviço com piscina, ar condicionado nos apartamentos, banheiros privativos com banho aquecido, sala de estar climatizada com SKY TV, DVD, bar e restaurante.

Pousada BAIAZINHA: Seu formato é de uma ave com as asas abertas e sua estrutura está sobre palafitas. Situada às margens de uma baía de águas transparentes, proporciona um ambiente de rara beleza e acolhedor aos seus hóspedes. Possui 06 apartamentos standard superiores.

Pousada CORDILHEIRA: Construída com tijolos à vista e erguida sobre palafitas, integra-se perfeitamente à natureza que a rodeia. Situada às margens de uma mata nativa, chamadas no pantanal de cordilheiras, possibilita a seus hóspedes uma maior proximidade com a fauna pantaneira, que habitam em seus arredores. Possui 05 suítes bem amplas, com quarto, sala e varanda.

Total de Apartamentos e Ocupação:

BAIAZINHA - 06 APTOS STANDARD (SGL/ DBL) – Capacidade 12 pessoas
CORDILHEIRA - 05 APTOS SUÍTE (SGL/ DBL) – Capacidade 10 pessoas

3. Atividades de Contemplação

As atividades na Caiman começam bem cedo na manhã aproveitando a melhor parte do dia para observar a vida selvagem. Depois disso, os hóspedes retornam às pousadas para almoçar e descansar. Quando a tarde passa e a temperatura esfria, é hora de sair para um passeio à tarde, outro bom momento para ver o Pantanal e apreciar o maravilhoso pôr do sol local.

No sistema de reservas individuais a equipe de lazer estabelece quais as atividades regulares são realizadas durante a estadia, de acordo com as condições climáticas do Pantanal. A programação é informada no check-in.

No sistema de Private Villas, os hóspedes podem escolher a programação de acordo com as atividades abaixo, com flexibilidade de horários.

Para um melhor aproveitamento da hospedagem na Caiman é recomendável uma permanência de 04 noites, o que proporciona um melhor conhecimento sobre o Pantanal, sua natureza e cultura.

Atividades Regulares:

Passeios a pé:
Caminhadas nas trilhas pantaneiras: realizadas em diversas trilhas nas proximidades das pousadas, as caminhadas permitem a observação de pequenos animais e vegetação da região. É o passeio que proporciona maior contato com o ambiente que está sendo visitado. Reforçando o enfoque ecológico da sua atividade, o Refúgio Ecológico Caiman alterna as áreas de passeios, minimizando o impacto no meio ambiente.

Caiman Tour: é uma caminhada pelos arredores da sede principal, Base do Projeto Onçafari e Centro de Interpretação Ambiental. O seu destino final é a ponte do Paizinho, um dos locais mais tradicionais do Refúgio Ecológico Caiman, aonde se realiza a observação dos jacarés. É um momento mágico em que os turistas ficam bem próximos dos jacarés com toda a segurança proporcionada pelos guias, conhecendo de perto um dos símbolos do Pantanal.

Safári Fotográfico: realizado em veículos especialmente adaptados, este passeio possibilita o acesso aos locais mais distantes na fazenda. Durante o safári fotográfico, é possível observar as peculiaridades e contrastes da vegetação, assim como uma grande variedade de animais. Este passeio pode ser combinado com outras atividade, como por exemplo uma trilha na mata e focagem.

Passeio de canoa canadense: é realizado nas baías da fazenda. Os hóspedes remam em canoas canadenses de três lugares e contemplam a vegetação e as aves aquáticas mais próximas. É também uma boa oportunidade para ouvir os sons locais e observar o lindo pôr-do-sol pantaneiro.

Focagem Noturna: oferece a oportunidade de se observar animais de hábitos noturnos. O ponto alto é quando se avistam os jacarés, cujos olhos têm um reflexo vermelho impressionante.

Jeep Safari: oferece um contato mais íntimo com a vida selvagem. Realizado em veículos 4x4 com adaptações para safári, proporciona aos hóspedes um contato mais próximo com os animais e acesso a diferentes áreas do Pantanal.

Obs: Todos os hóspedes deverão assinar um regulamento no check-in contendo as instruções e os riscos que as atividades envolvem e acordando em seguir as instruções passadas pelos guias (Caimaners e de campo).

Obs: O Refúgio Ecológico Caiman reserva-se o direito de cancelar ou substituir qualquer atividade regular se as condições ambientais não forem favoráveis a sua realização.

Atividades Opcionais (com custo extra):

Passeio de bicicleta: o Pantanal é muito plano, permitindo agradáveis passeios de bicicleta. Ao longo das estradas ou trilhas, o silêncio é a vantagem desta modalidade de transporte. Os circuitos e a distância variam de acordo com o perfil do grupo.

Observação de aves: Passeio especial para quem é interessado em observar ou fotografar aves, no ritmo necessário para a busca das mais raras e difíceis de serem observadas.

4. Caimaners e Guias de Campo

Caimaners são guias especializados em fauna e flora pantaneiras, bilíngues (português/ inglês), que acompanham os hóspedes nos passeios informando, esclarecendo as dúvidas e apresentando curiosidades.

Além dos caimaners, as atividades também são acompanhadas pelos guias de campo, moradores da região, que conhecem profundamente o Pantanal. Dessa forma o aproveitamento dos passeios torna-se ainda melhor.

5. Recomendações sobre o que levar ao Pantanal.

Para maior comodidade durante os passeios, recomendamos levar na bagagem alguns itens:
• Roupas casuais, confortáveis e resistentes. Bermudas e camisetas são apropriadas para algumas atividades, embora você também deva trazer calças compridas. A camisa de mangas compridas de cor clara é também muito útil, contra o sol e insetos. É importante considerar que as roupas escuras como preto e azul escuro atraem mosquitos;
• Sapatos confortáveis, como tênis para caminhada pelo menos, dois pares, principalmente porque durante a estação das águas geralmente ficam molhados após as atividades. Nas áreas comuns do hotel, sandálias e chinelos são seguros;
• Lembramos que há piscinas em todas as pousadas, assim, trajes de banho são recomendados;
• Chapéu ou boné;
• Repelente de insetos - o que deve ser levado com você durante as atividades;
• Protetor ou bloqueador solar;
• Óculos de Sol com filtro UV;
• Câmera fotográfica, cartões de memória, cabos e baterias;
• Binóculos - extremamente útil durante as atividades. Pode ser alugado na recepção;
• Capa de chuva e lanterna;
• Ao visitar o Pantanal no período de junho a agosto, certifique-se de trazer casacos mais pesados, pois como frentes frias atingem o Pantanal muito de repente, a temperatura pode cair drasticamente.

6. Condições Climáticas

O Pantanal é uma planície lisa, naturalmente aberta e sem grandes montanhas para bloquear as frentes frias. Por isso, a temperatura pode variar muito em um curto período.

O verão é quente, com temperaturas em torno de 25ºC a 40ºC. Durante o inverno, o clima é ameno e seco, com temperatura variando entre 18ºC a 30ºC, mas a frente fria ocasionalmente pode trazer temperaturas tão baixas quanto 8ºC. Então, se você planeja visitar o Pantanal a partir de junho a agosto, é importante estar preparado para estas frentes frias repentinas.

Qual é a melhor época para visitar o Pantanal?
O Pantanal muda de cenário a cada estação, mas é sempre exuberante. Cada uma das estações possui características próprias, variando de acordo com a presença ou não das chuvas. A precipitação anual do pantanal é em média 1500 mm, mas com grande concentração nos meses de novembro a março.

Estação das Águas – Período de Dezembro a Março
Com as chuvas de verão parte do Pantanal fica alagado, a fauna e a flora se revigoram e o Pantanal atravessa uma de suas épocas mais exuberantes. As principais características desta época são as mais belas paisagens, com água por todas as partes e muitas aves aquáticas, como o tuiuiú, os cabeças-secas, o carão, patos, marrecas e garças.
Entre os mamíferos mais comuns podemos encontrar a capivara, o lobinho e os veados: campeiro e catingueiro. As plantas aquáticas estão em reprodução e podemos observar as mais diferentes formas e cores nas baías e corixos, além de muitas borboletas e outros insetos muito interessantes. Também é a época de se observar o mais lindo pôr-do-sol do ano.

Estação da Vazante - Período de Abril a Junho
Em Abril, as chuvas param e o nível das águas começa a baixar formando lagoas e poças d` água, onde milhares de peixes ficam presos, servindo de banquete às aves aquáticas, que se concentram nestas regiões.
A temperatura fica mais amena, e as noites mais estreladas. Os mamíferos que se dispersaram na estação da cheia começam a retornar e dar o ar de sua graça. Com sorte podemos observar espécies como queixadas e catetos, o cervo-do-pantanal, e os macacos: bugio e prego.

Estação da Seca - Período de Julho a Outubro
É o melhor período para a observação da vida selvagem. A falta de chuvas encolhe as lagoas, revelando a planície e facilitando o transporte por terra. Os campos começam a secar, oferecendo vastas áreas para pastagem, onde os mamíferos buscam alimento e água nas poças d’água remanescentes.
A partir de Agosto ocorre a floração dos ipês, localmente chamados de piúvas (rosas) e paratudos (amarelos). As aves entram na estação reprodutiva, vocalizando muito e com suas plumagens em melhor estado. Também é a melhor época para observar os tamanduás, quatis e mãos-peladas.

Estação da Enchente - Período de Novembro e Dezembro
É o período em que chove bastante no Pantanal, mas não o suficiente para alagar. Devido ao longo período de seca, demora um tempo para que o solo sature de água a ponto de transbordar. Também é a época de muita fartura de alimento para as aves que iniciaram sua reprodução nos meses anteriores, sendo muito comum avistarmos filhotes se alimentando com seus "pais".

Outras Observações

DOCUMENTAÇÃO PARA EMBARQUE

Segue os documentos que são aceitos para o embarque nacional (Para passageiros de nacionalidade brasileira):

Carteira de Identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública.
Carteira Nacional de Habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida).
Carteira de Trabalho.
Passaporte Nacional.
Documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República.
Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional, com fotografia, e válida em todo o território nacional.
Licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo, emitidas pela Anac.
Cartões de Identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo, nível estadual ou federal.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATÉ 18 ANOS INCOMPLETOS:

Devem apresentar documento de identificação válido, com foto, ou certidão de nascimento, além de comprovação da filiação ou parentesco com o responsável. O passageiro deve consultar previamente outras exigências para viagens com menores, estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Vara da Infância e Juventude dos locais em que o menor for embarcar.

 

PISA Trekking Viagens e Turismo Ltda.

Endereço: Al. dos Tupiniquins 202 - Moema - SP - CEP 04077-000 - Tel:(11)5052-4085

FILIAL: Rua Santa Cruz, 45 - Cambuí - Campinas – SP - CEP 13.024-100 Tel:(19)3253-0274

EMBRATUR 13.734.00-41-8. / Sindetur - SP / 1831 IATA - 57-5 1569 5 SNEA - 8819

Site desenvolvido por 2L Creations