Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

(11) 5052-4085 • (19) 3253-0274

Receba nossos Informativos

Reserve Agora

Voltar

Expedição OBB - Programa Desafio OBB para Jovens

Cód.Roteiro:1360

Convidar Amigo Imprimir

EXPERIÊNCIAS:

  • Expedições OBB

    Expedições OBB

  • |
  • Viagens Rodoviárias

    Viagens Rodoviárias

  • |
12 DIAS E 11 NOITES

Nível de dificuldade:

- Radical -
Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

Que tal viver uma experiência totalmente fora da caixa, diferente de tudo aquilo que você conhece? Que tal ampliar a sua zona de conforto dormindo em barracas, caminhando por montanhas e vales, fazendo novos amigos e, acima de tudo, descobrindo que você é capaz de de fazer coisas que você nunca imaginou?
 
Se você tem entre 15 e 18 anos e acha que está na hora de sair para uma aventura de 12 dias que irá transformar você e a sua vida aceite o Desafio OBB!
 
O objetivo deste programa é facilitar este processo de quebrar barreiras e ampliar a zona de conforto de cada um. Você vai participar de um grupo onde todos tem objetivos específicos de desenvolvimento e o ambiente é de suporte mútuo. O papel dos instrutores é propor atividades e desafios que progressivamente vão ficando mais difíceis. Espere por atividades que vão exigir que você supere sua capacidade física, emocional, social, criativa, psicológica, entre outras. Mas não na forma de um jogo competitivo ou prova, e sim dentro de um contexto de desenvolvimento pessoal e humano que só uma organização com 70 anos de existência como a Outward Bound poderia oferecer.
 
O programa se inicia na base da OBB em Campos do Jordão e progride para uma expedição com acampamento na Serra do Papagaio durante doze dias. Pedimos que você siga as recomendações, aja com prudência e exercite o bom julgamento para fazer do curso uma experiência segura para você e para os demais participantes.

Pontos de Interesse

- Se você gosta de trekking, acampamento e vida ao ar livre, esta experiência é pra você;

- Aprenda muito sobre técnicas para realizar uma expedição de sucesso, num programa completo de 12 dias;

- Uma viagem de transformação pessoal que provoca o auto-desenvolvimento, acreditamos que há mais em você do que você imagina;

- Faça parte desta comunidade de pessoas que amam viver ao ar livre;

- Programa especial para jovens entre 15 e 18 anos que desejam viver uma experiência diferente na natureza;

- Se desejar contribuir para que jovens de baixa renda tenha a oportunidade de participar deste programa, consulte-nos sobre o Fundo de Bolsas da OBB. Através desta ajuda, os programas se tornam acessíveis a todos, fortalecendo o caráter social e a diversidade nos grupos da OBB. Não deixe de participar, fale com a gente!

Sobre a Trilha

Um bom condicionamento físico é um fator importante para esse programa. Alguns dias poderão ser difíceis fisicamente e você irá aproveitar mais se estiver bem preparado. Viver ao ar livre requer um tipo de energia diferente da energia que precisamos em nosso dia-a-dia na cidade.
 
A vida é simples e descomplicada. Tudo que você precisa pode ser carregado em uma mochila. Será comum acordar com o sol, as vezes mesmo antes dele nascer, e ir dormir depois de escurecer. Você estará em atividade o dia todo e em alguns deles irá montar acampamento e preparar o jantar depois do pôr do sol. Esteja preparado para dias bem cheios e ativos e comece a entrar em forma agora.
 
A característica mais importante de condicionamento físico para um curso da Outward Bound é a resistência aeróbica, ou seja, atividades de baixa a média intensidade com longa duração. A ideia é acelerar o ritmo de seus batimentos cardíacos e manter esse ritmo por no mínimo 20 minutos de cada vez, estendendo esse período para 30 ou até 40 minutos a medida que o seu condicionamento melhora. Nós sugerimos que você busque auxílio de uma pessoa especializada para programar um treinamento adequado para você.
 
Venha preparado para interagir com os outros participantes e com os instrutores. Evite qualquer expectativa específica em relação ao ambiente, às pessoas e às atividades do programa e conte com desafios não antecipados. 
 
Alimentação: A primeira refeição é o almoço do primeiro dia e a última o almoço do último dia (veja datas abaixo). A alimentação inclui itens como macarrão, arroz, sopas, grãos, frutas, queijo, embutidos, pães, etc. Se você tem alguma restrição alimentar, entre em contato conosco por favor. Sinta-se à vontade para trazer alimentos compatíveis com sua dieta familiar e/ou que vá de encontro com alergias, sensibilidades alimentares e outros.
 
Equipamentos: mochilas, barracas, sacos de dormir, isolantes térmicos, fogareiros, panelas e kits de primeiros socorros serão fornecidos pela OBB. Você é responsável por levar seu equipamento pessoal, listado mais abaixo neste documento.
 
Alojamento: A estadia é em barracas (ou quartos) coletivos separados por gênero.

 

Dia a Dia

1º ao 12º Dia - EXPEDIÇÃO NA SERRA DO PAPAGAIO (MANTIQUEIRA) - CONTEÚDO DO PROGRAMA

Durante 12 dias de expedição na Serra da Mantiqueira, você vivênciará diversas experiências na montanha.
 
Fará parte de uma equipe de até 15 participantes acompanhada por dois instrutores muito experientes e que irá realizar uma expedição autônoma nas montanhas da Serra da Mantiqueira. Para vencer esse desafio que marcará a sua vida você irá:
 
- Aprender como se prepara uma mochila com os seus pertences pessoais e parte do equipamento comunitário. Você entenderá qual o lugar de cada um deles e como mantê-los secos mesmo durante uma chuva torrencial;
- Entender a escolha do lugar ideal para se montar uma barraca e quais os truques para que ela fique perfeita;
- Descobrir que em campo é possível cozinhar refeições deliciosas e até mesmo pizza;
- Praticar a navegação com mapa e bússola e tomar a decisão de rota para vencer morros, vales e rios. O acampamento é feito num lugar diferente a cada dia;
- Conhecer as técnicas de mínimo impacto de acordo com os 7 princípios do Leave No Trace e assim preservar a natureza ao máximo;
- Praticar o trekking em locais de incrível beleza com paisagens inesquecíveis e noites nas quais se vê a Via Láctea.
- Atividade de cachoeirismo, será necessário levar equipamento para esta atividade como roupa de neoprene e calçado específico.
 
Todo programa Outward Bound, seja ele no Brasil, na Nova Zelândia, Canadá ou num dos outros 50 centros ao redor do mundo, é uma jornada de auto-descoberta. Os desafios durante a expedição farão com que você:
 
- Entenda como funciona um trabalho em equipe de verdade e que uma boa equipe é capaz de coisas incríveis;
- Enxergar a sua capacidade e habilidade de liderar um grupo durante um dia;
- Comunique de maneira assertiva e eficaz, mas também escute e entenda a perpectiva de outra pessoa;
- Saiba lidar com conflitos a paritr da empatia e do respeito pelas diferenças;
- Descubra que você já possui o potencial para atingir aquilo que desejar na sua vida!
 
 
Pernoite em barracas coletivas;
Alimentação completa inclusa;


O que está Incluso

Inclui:

- Transfer in e out - Base da OBB (Campos de Jordão) x local do programa x Base da OBB (Campos de Jordão);
- Pernoite em barracas estilo iglú separadas por gênero;
- Alimentação rica e balanceada (inclusive a pizza) especialmente escolhida para o ambiente de expedição, exceto café da manhã do primeiro dia e jantar do último dia;
- Equipamentos técnicos como mochila, barraca, saco de dormir, isolante térmico, fogareiro, panelas, kit primeiros socorros e outros.
- Instrutores altamente capacitados e com treinamentos em primeiros socorros em áreas remotas;
- Material didático durante o programa;
- Seguro contra acidentes pessoais durante todo o período do programa;
 

Não Inclui:

- Transporte até o ponto de encontro: Origem / Campos do Jordão / Origem
- Despesas de carater pessoal
- Material impresso e Brindes Pisa Trekking
- Material e roupas individuais, você receberá uma lista completa dos itens que deve trazer;

O que levar

As mochilas, barracas, sacos de dormir, isolantes térmicos, fogareiros, panelas e kits de primeiros socorros serão fornecidos  pela OBB. Você é responsável por levar seu equipamento pessoal, listado abaixo:

Existe hoje no mercado uma grande diversidade de tecidos desenvolvidos para atividades físicas de diferentes intensidades e  ambientes. O que vai proporcionar maior ou menor eficiência não será o material empregado em si, mas sim a tecnologia de tecelagem utilizada e o design da roupa.

No ato da inscrição, seu consultor de viagens, enviará um formulário com todas as dicas de equipamentos e quantidades necessárias para esta expedição.

 

Tecidos sintéticos: Em geral são mais práticos e seguros pois dissipam melhor o vapor d’água e secam com rapidez. Tenha em mente que estas roupas deverão ser confortáveis e próprias para mantê-lo seco e aquecido. O algodão não é recomendável pois possui características fortemente hidrofílicas, molhando muito facilmente e secando muito lentamente.    

 

Calçados: Leve para expedição um modelo que você já está acostumado a usar, que esteja em condição de suportar um terreno de montanha e que seja confortável. Pode ser uma bota para caminhada (para quem necessita de mais estrutura no tornozelo), um tênis de caminhada ou um trail runner (para quem já utiliza e  prefere leveza).  

Neste curso teremos aividade de cachoeirismo, será necessário levar equipamento como roupa de neoprene e calçado específico.

 

Segue a sugestão de algumas lojas especializadas em equipamentos para caminhada e camping:

Armazém Aventura  - (participantes inscritos ganham 10% de desconto em artigos novos)  

Bivak

Casa   de   Pedra

Decathlon

Equinox

Half Dome

Mundo Terra   

Pé na Trilha    

Informações Importantes

COMO CHEGAR 
 
Está incluso o transporte de ida e volta entre a nossa Base até o local do programa. O transporte de vinda para Campos do Jordão e volta para a cidade de origem é feita por conta do participante.
 
Como chegar na OBB?  
 
Av. Ernesto Diederichsen, 228  
12460-000   Campos do Jordão - SP    
 
De carro: Quando chegar à Campos do Jordão, siga pela avenida principal Dr. Januário Miráglia no sentido Capivari. Logo que passar por cima dos trilhos do bonde da cidade, vire à direita na Rua Dr. Miguel de Campos Júnior. É uma rua curta que termina num entroncamento de quatro vias, entre na segunda à direita, que já é a Avenida Ernesto Diederichsen. A base da OBB é a segunda casa à direita, bem em frente ao Hotel O Moinho.
 
De Ônibus: A empresa de ônibus que faz o trajeto de São Paulo até Campos do Jordão é a Pássaro Marrom (http://www.passaromarron.com.br/ ). Os horários de saída do Terminal Tietê são 06h00, 09h00, 12h00, 15h00, 17h00 e 19h30 e a duração média da viagem é de 3 horas. Existe uma opção de pegar um ônibus para Campos do Jordão do Aeroporto de Guarulhos com saída às 13h30 e a duração média da viagem é de 3 horas. Fique atento a mudanças de horários no site da empresa! Peça ao motorista para   descer em frente ao Supermercado Dia e peça  orientações de como chegar ao Hotel Moinho.
 
Se você pretende chegar um dia antes, nos avise para organizarmos a hospedagem.  
 
 
INÍCIO E TÉRMINO DO PROGRAMA
 
Início 
 
Horário: 10h00
Local: Base Outward Bound Brasil - Avenida Ernesto Diederichsen, 228 - Campos do Jordão
 
Término
 
Horário: aproximadamente 15h00
Local: Base Outward Bound Brasil - Avenida Ernesto Diederichsen, 228 - Campos do Jordão
 
 
Para o bom andamento do programa é imprescindível que todos estejam presentes no horário de início marcado.  
 
 
SEGURO CONTRA ACIDENTES 
 
A OBB contrata um seguro contra acidentes para cada participante do programa, mas é importante que você tenha um seguro de saúde. A OBB responsabiliza-se por removê-lo do local do acidente até um hospital apropriado. Quaisquer despesas e responsabilidades consequentes são por conta do participante. Informamos que devido às características dos locais onde os programas são realizados, os participantes não terão acesso à telefones. Os instrutores de campo têm contato com o escritório da Outward Bound em Campos do Jordão/SP, que no caso de alguma emergência entrará em contato com as pessoas indicadas no formulário médico que deverá ser preenchido no ato da inscrição.
 
E a Febre Amarela?
O Ministério da Saúde ampliou em Março de 2018 a recomendação da vacina contra a febre amarela para todo o Brasil. Uma dose da vacina única é suficiente para a vida inteira. Nós da Outward Bound Brasil seguimos essa recomendação e para mais informações sobre o tema, visite a página do Ministério da Saúde em www.saude.gov.br/febre-amarela.