Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Altos da Mantiqueira - Marins x Itaguaré, Serra Fina e Itatiaia x Maromba

Cód.Roteiro:476

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking

    Trekking

  • |
  • Grandes Expedições

    Grandes Expedições

  • |
5 DIAS E 4 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Altos da Mantiqueira é a conexão de três grandes travessias de montanha: Marins x Itaguaré, Serra Fina e Itatiaia-Maromba via Rancho Caído, realizada em um formato audacioso em apenas 4 dias. Uma experiência única mesmo para os mais experientes! Para superar as longas jornadas diárias faremos a expedição com carga mínima para permanência na montanha e com uma logística de apoio eficiente. As acomodações em pousadas também ajudam na recuperação para enfrentar o dia seguinte, mas uma noite não poderia deixar de ser acampado na Pedra da Mina, o cume mais alto de toda a Mantiqueira com 2.798m de altitude. Nesse formato, os grupos são de tamanho reduzido e em caráter autossuficiente. Mas não se preocupe, todo o cardápio para uma alimentação funcional, logística operacional e tomada de decisão durante a travessia continua sendo um serviço diferenciado oferecido pela nossa equipe de guias locais.

Pontos de Interesse

- Expedição com grupos de tamanho reduzido e conduta de mínimo impacto;
- 3 Travessias em 1: realização de três das principais travessias das terras altas da Mantiqueira: Marins x Itaguaré, Serra Fina e Itatiaia-Maromba via Rancho Caído;
- Ascenção aos picos Capim Amarelo (2.392m), Pedra da Mina (2.798m) e Três Estrados (2.665m);
- Um pernoite na antiga Casa Alpina, hotel de montanha famoso nos anos 80 construído pelo arquiteto alemão Alfred Heilmann;
- Vivência de uma autêntica expedição de montanha nas terras altas da Mantiqueira;
- Fornecimento da estrutura completa de acampamento, preparo das refeições, equipamentos e serviço opcional de carregadores;
- Uso preferencial pelos produtos artesanais, de produção familiar, alimentos integrais e orgânicos, serviços e mão de obra locais.
 
Aguarde novidades sobre a Temporada de Montanha 2020!

Sobre a Trilha

Sem dúvida, a Transmantiqueira é o roteiro de trekking mais exigente fisicamente em nosso portifólio de aventuras. Indicado apenas para pessoas em excelente forma física, com experiência em longas caminhadas com grandes desníveis e dispostas a ter um desafio extremo. Todos os dias teremos caminhadas de 8 a 12 horas, muito difíceis e com poucas paradas para descanso. Nas travessias Marins x Itaguaré e Itatiaia x Maromba, faremos o formato fast trek, onde será necessário apenas uma mochila de ataque para carregar seu lanche, equipamentos pessoais e recipiente de no mínimo 4 litros para carregar sua água de consumo diário. Já na Travessia da Serra Fina, faremos o trecho em apenas 2 dias, carregando nossas mochilas cargueiras, dividindo a comida, metade da barraca e um recipiente de no mínimo 4 litros para carregar sua água de consumo diário.

Distância de trekking: 65 km
Ganho Total de Elevação (GAE): 3.590m
Perda Total de Elevação (PAE): 4.625m

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / CRUZEIRO-SP

Deslocamento da cidade de origem até a cidade de Cruzeiro/SP. Transfer da rodoviária para pousada se necessário. Pernoite em acomodação coletiva. Jantar não incluso.
Pernoite em pousada simples 
Sem refeições inclusas


2° Dia - TRAVESSIA MARINS X ITAGUARÉ

Após café da manhã, transfer de aproximadamente 1h30 até o início da trilha na base do Morro do Careca. A caminhada ganha altitude por dentro da mata até alcançar as rampas de pedra de acesso à base do Pico dos Marins (2.420m). Neste formato abrimos mão de fazer o ataque ao cume e seguimos sentido Pico do Marinzinho e na sequência Pedra Redonda! Na crista da serra teremos sempre o Itaguaré a nossa frente, caminhando ora em cima das arestas de pedra, ora dentro de empilhados em meio a mata cheias de orquídeas e bromélias, exigindo bastante desenvoltura do trekker. A travessia se conecta na base do Pico do Itaguaré (2.308m), onde se tivermos tempo faremos a subida até o cume. Da base do Itaguaré seguiremos por cima do lajeado de pedra até perdermos altitude e chegarmos ao final da travessia onde o resgate estará aguardando. Pernoite em pousada em acomodação coletiva e jantar.
 
Distância: 13km
Tempo: 8 a 12h
Ganho acumulado de elevação (GAE): 1.120m
Perda acumulada de elevação (PAE): 1.160m
 
Pernoite em pousada
Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos


3° Dia - TRAVESSIA SERRA FINA / PEDRA DA MINA

Após café da manhã, transfer de 40min até o início da trilha na Toca do Lobo. Dia de grande desafio, transpondo cumes e vales profundos da Mantiqueira até alcançarmos nosso primeiro objetivo, o Alto Capim Amarelo (2.392m), altitude que manteremos grande parte do dia. Trechos longos de duras descidas também farão parte do trekking, até chegarmos à base na face oeste da Pedra da Mina, onde faremos a última subida do dia que nos levará ao 4° mais alto pico do Brasil (2.798m). Pernoite em Barracas, jantar quente.
 
Dificuldade: Tempo: 10 à 12h / Distância: 13km 
Ganho acumulado de elevação (GAE): 1.700m
Perda acumulada de elevação (PAE): 465m
 
Pernoite em barraca
Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos


4° Dia - TRAVESSIA DA SERRA FINA / PEDRA DA MINA / PICO DOS TRÊS ESTADOS / CASA ALPINA

No terceiro dia da jornada ainda precisamos conquistar mais um grande elevado, o Pico dos 3 Estados (2.665m), montanha de forte expressão que reúne cristas de vertentes distintas, cada uma delas nascendo em um estado, fazendo assim um tríplice fronteira entre MG, SP e RJ. Faremos o ataque pela crista do Cupim de Boi que nos levará ao cume. Na sequência baixaremos a montanha passando pelo Altos dos Ivos até o Sitio do Pierre onde o transfer estará a nossa espera. O pernoite desta vez é na antiga Casa Alpina, famoso hotel de montanha dos anos 80 projetado pelo arquiteto alemão Alfred Heilmann. Atualmente toda a estrutura integra a sede do Instituto Alta-Montana da Serra Fina, que além de desenvolver vários projetos de pesquisa e ações de Conservação e Preservação da Mata Atlântica, continua hospedando os grupos de montanhistas que frequentam a região. Jantar quente e pernoite em quartos coletivos.
 
Distância: 15 km
Tempo: 9 a 12h
Ganho acumulado de elevação (GAE): 570m /
Perda acumulada de elevação (PAE): 1.800m
 
Pernoite no abrigo de montanha Casa Alpina
Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos


5° Dia -TRAVESSIA ITATIAIA X MAROMBA / ORIGEM

Após café da manhã, transfer de 40min até o Parque Nacional do Itatiaia, onde começa nosso último dia de desafios pelas Terras Altas da Mantiqueira. O trekkinhg se inicia na cota dos 2.400m de altitude e segue circo-navegando as montanhas do planalto do Itatiaia. Esse trajeto favorece diferentes perspectivas da Pedra do Altar, Asa de Hermes, Ovos da Galinha e outras paisagens pouco avistadas. Pelo caminho faremos ainda uma parada para banho na paradisíaca Cachoeira do Rio Aiuruoca, depois de percorrer bosques e paredões de rocha que nos acompanharão por todo o dia. Em apenas um dia vamos percorrer uma distância em torno de 24km até a Vila da Maromba, a tempo de tomar um banho na pousada, almoçar e pegar o transporte de volta. Transfer em ônibus regular até a rodoviária de Resende e embarque para a cidade de origem após às 19h
 
Obs.: Para os clientes que deixaram o carro em Itanhandú será oferecido um traslado cortesia, porém terão que aguardar o transfer de Resende voltar. Também é possível contratar um motorista para trazer o carro de Itanhandu para Maromba, consulte.
 
Dificuldade: Tempo: 7 à 9h / Distância: 23km 
Ganho acumulado de elevação (GAE): 200m
Perda acumulada de elevação (PAE): 1200m
 
Sem pernoite
Café da manhã e lanche de trilha inclusos
 
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
 


O que está Incluso

Inclui
- Transfer in-out montanha em veículo 4x4;
- 3 noites em pousada em acomodação coletiva c/ café da manhã;
- 1 pernoite em barraca dupla;
- Alimentação integral na montanha: café da manhã, lanche de trilha e jantar quente;
- Guias locais especializados;
- Taxas de entrada no PARNA Itatiaia;
- Quarto em pousada para banho no final da caminhada;
- Seguro viagem;
- Rastreamento via satélite SPOTGen3.
 
Não inclui
- Transporte origem x Cruzeiro/SP;
- Transporte Resende x origem;
- Carregadores pessoais;
- Equipamentos pessoais;
- Despesas de ordem pessoal (bebidas, telefonemas, entre outros);
- Atividades não mencionadas ou opcionais;
- Brinde Pisa Trekking.

Checklist

EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS
O uso de equipamentos adequados para cada travessia e expedição é parte fundamental para o sucesso da viagem! Siga o checklist de itens obrigatórios e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelos guias antes de cada partida.
 
MOCHILA
- Mochila 40L suficiente para carregar saco de dormir, roupas, lanche, água, acessórios pessoais e para compartir estrutura coletiva de barraca, comida e água.
- Mochila 20L suficiente para carregar lanche, água, acessórios pessoais e água.
 
VESTUÁRIO
- Camiseta tipo Dry (secagem rápida) de manga longa ou curta (preferencialmente sintética)
- Blusa de fleece, polartec ou similar para passar a noite
- Jaqueta Anorak tipo goretex com capuz (resistente a água e vento)
- Calça de trekking (Nylon) ou de Lycra pra quem preferir
 
CALÇADOS
- Bota de trekking amaciado e com solado aderente
 
ACESSÓRIOS
- Lanterna de cabeça com pilha extra
- Recipientes para no mínimo 4 litros de água para consumo diário
- Meia média para caminhadas (de preferência com tecnologia "CoolMax")
- Gorro de lã ou polartec.
 
OUTROS
- Filtro solar para rosto e lábios
- Repelente contra insetos
- Saco de dormir 0° a -05° (opção de aluguel)
- Medicamentos particulares e materiais de higiene pessoal (de preferência biodegradáveis) em embalagens pequenas
- Isolante térmico (opção de aluguel)
 
SUGESTÃO/OPCIONAL
- Saco estanque para acondicionar a roupa e eletrônicos em caso de chuva
- Bandana, EcoHead e/ou balaclava
- Polaina
- Segunda pele para dormir
- Boné e óculos escuro
- Bastão de caminhada (cajado)
- Capa para mochila é importante
- Barrinhas de cereal, frutas secas, castanhas, chocolate ou similar para reposição das energias durante a caminhada
- Álcool em gel para limpar as mãos
- Hipoglós ou vaselina para possíveis assaduras
- 1 par de tornozeleiras para quem tiver tendência a "virar" o pé.
 
SERVIÇOS ADICIONAIS
 
CARREGADOR PESSOAL
Os carregadores trabalham por dia e levam 20kg de carga contratada. Esse serviço pode ser compartido por mais de uma pessoa.
-Diária: R$ 300,00
 
LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS
A locação de equipamentos é calculada por dia e por equipamento.
- Mochila: R$ 35,00
- Saco de dormir: R$ 35,00
- Isolante: R$ 15,00

Informações Importantes

- Para os que vierem de ônibus retorno pela rodoviária de Resende a partir das 19h;
- Para os que vierem de carro, serão feitas mais duas baldeações até Cruzeiro onde o automóvel estará guardado, ou ainda, é possível solicitar um serviço extra de motorista para levar o carro até Maromba;
- Toda a bagagem extra (que não será usada durante a travessia) o cliente terá acesso nos locais de pernoite em pousada;
- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição;
- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo;
- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.