Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Diamantina - Cicloturismo na Serra do Espinhaço

Cód.Roteiro:2239

EXPERIÊNCIAS:

  • Cicloturismo

    Cicloturismo

  • |
  • Viagens em Grupo

    Viagens em Grupo

  • |
  • Reabertura do Turismo

    Reabertura do Turismo

  • |
7 DIAS E 6 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

R$ 3.800,00

Terrestre

A Rede Ferroviária Federal S/A foi uma das mais importantes empresas públicas do Brasil criada em 1957 e consolidou 18 ferrovias regionais. O ramal que ligava Diamantina à capital Belo Horizonte, ou às cidades mineiras de Pirapora e Montes Claros, descia a Serra do Espinhaço na direção do médio Rio São Francisco e se encontrava com o principal entroncamento ferroviário do Brasil que era a cidade de Corinto. Neste cenário, faremos uma super aventura por lugares incríveis incrustados na Serra do Espinhaço. Em um pedal mágico, tranquilo, desceremos a serra com altimetria constante e suave, descortinando vilazinhas, paisagens e cachoeiras a cada giro do pedal.
Conheceremos uma belíssima cidade, terra de gente hospitaleira, berço de Chica da Silva e Juscelino Kubitscheck. A cidade de Diamantina e seus arredores são mágicos e repletos de atrações deliciosas. Visitaremos o Parque Estadual do Biribiri, com suas mágicas cachoeiras, a vila que leva o mesmo nome. Pedalaremos também pelas ruas da cidade, visitando os principais pontos que justificam em demasiado o título de Patrimônio Histórico e Arquitetônico da Humanidade, conferido à cidade de Diamantina em 1999 pela UNESCO.
Ainda teremos tempo para visitar um santuário escondido nas montanhas intocadas da Serra do Espinhaço, em uma unidade de conservação muito especial chamada de Parque Estadual do Rio Preto. Visitar o marco número 1 da Estrada Real, as cachoeiras das Sempre Vivas e do Crioulo e em suas águas puras com praias de areia branca que nos proporcionarão uma experiência única.

Sobre a Trilha

Este é um ótimo passeio para pessoas ativas (que regularmente correm, andam de bicicleta ou malham) com alguma experiência em passeios de bicicleta. Também é bom para ciclistas intermediários e avançados que querem um descanso em movimento. Viagens de 38 a 60 quilômetros por dia, em terrenos de terra batida com pouca altimetria positiva e negativa nos primeiros dias e um percurso mais desafiador nos ultimos 02 dias. Vamos pedalar em estradas secundárias com pouco tráfego, em alguns trechos mais curtos podemos dividir a estrada com carros, e em trilhas exclusivas para bicicletas e caminhantes. Os ciclistas menos experientes ou os que desejarem,  terão sempre o nosso serviço de apoio e resgate por todo o percurso, para abreviar as distâncias ou simplesmente descansar.

 
Duração do tour: 6 noites / 7 dias
Começa e termina em Belo Horizonte, MG
Chegada em: aeroporto de Belo Horizonte (CFN)
15 Vagas
Distância total: 221 km
Média distância diária: 45 km

 

Dia a Dia

1° Dia - ORIGEM / BELO HORIZONTE / DIAMANTINA

Neste dia faremos a sua recepção no aeroporto de Confins em Belo Horizonte e realizaremos o transfer até a cidade de Diamantina. Ao chegar nos hospedaremos em nosso hotel. O Hotel Tijuco foi projetado por Oscar Niemeyer. No início da década de 50 Diamantina possuía aproximadamente 10 mil habitantes. Com um acervo colonial incrível, não havia um Hotel para hospedar turistas. Então, Juscelino Kubitschek encomendou o projeto a Niemeyer e o construiu em 1951, quando era governador do Estado. Hoje, modernizado em suas instalações, sua localização privilegiada no centro da cidade nos proporcionará uma viagem particular ao passado. Há outras opções de hospedagem. Confira as informações sobre as possibilidades de upgrade ao final dessa folha de informações. A noite mineira convida a um bate pernas pelas ruas mais próximas de nosso hotel. Vale a pena experimentar as cervejas artesanais produzidas na cidade.
 
Descrição da atividade: Sem deslocamentos neste dia
 
 
Sem refeições inclusas;
Pernoite em Diamantina


2º Dia - DIAMANTINA / CONSELHEIRO MATA - 61km

Nosso dia começará cedinho. Após o café da manhã, partiremos para o nosso primeiro pedal. Seguiremos até a antiga estação ferroviária de Diamantina. A Rede Ferroviária Federal S/A foi uma das mais importantes empresas públicas do Brasil criada em 1957 e consolidou 18 ferrovias regionais. O ramal que ligava Diamantina à capital Belo Horizonte, ou às cidades mineiras de Pirapora e Montes Claros, descia a Serra do Espinhaço na direção do médio Rio São Francisco e se encontrava com o principal entroncamento ferroviário do Brasil que era a cidade de Corinto. Iniciaremos nosso pedal por um trecho de ligeiro aclive nos primeiros quilômetros até ao ponto mais alto da antiga ferrovia. Pedalaremos então sobre um platô da Serra do Espinhaço onde alguns investidores começaram a desenvolver produções de vinho, cultivando uvas em um clima excepcional. Seguiremos rumo ao nosso primeiro banho de cachoeira no distrito de Barão do Guaicuí, pertencente à cidade vizinha de Gouveia. Então vamos ao nosso destino neste dia, passando por lugares de beleza exuberante do Vale do Rio Pardo Pequeno, importante afluente do Rio das Velhas, pelo povoado de Mendes e então Conselheiro Mata.
 
Descrição da atividade: 60,85 quilômetros de deslocamento todo por trilha tipo “gravel” de terra batida, com pouca exigência técnica na maioria do percurso, porém com algumas intercorrências e interrupções na trilha que podem proporcionar algum grau de dificuldade. Baixa exigência física. Altimetria: +254 -590
 
 

 

Café da manhã e lanche de trilha;

Pernoite na Pousada Local – Pousada do Kussu



3º Dia - CONSELHEIRO MATA / CACHOEIRA DO TELÉSFORO / CACHOEIRA DAS FADAS - 38km

Conselheiro Mata, que leva esse nome em função de um ilustre diamantinense chamado João da Mata Machado, médico fundador da Santa Casa de Diamantina, foi abolicionista e um dos principais conselheiros de Dom Pedro II; é um distrito da cidade de Diamantina que abrigou um colégio interno católico para homens que encerrou as suas atividades há alguns anos. Possui menos de 1.000 habitantes que levam uma vida pacata, longe da importância vivida pelo distrito na época da extração de diamantes, fato que curiosamente levou a igreja e instalar um de seus principais colégios de formação do Brasil no lugar. O lugar é místico, é o último vilarejo da borda oeste da Serra do Espinhaço por onde passava a Maria Fumaça seguindo rumo ao vale do Rio São Francisco e possui fauna e flora do Cerrado em excelente forma. Neste dia, pedalaremos rumo a um santuário de águas inacreditável. Seguiremos pedalando pelos estradões até a Cachoeira do Telésforo. Antes, pertinho da Vila de Conselheiro Mata, uma parada para contemplar as águas azuis que lambem o paredão da Cachoeira das Fadas. Após o nosso giro, retornaremos à cidade de Diamantina na nossa van para o nosso pernoite.
 
Descrição da atividade: 38,5 quilômetros de deslocamento todo por estradões com subidas e descidas de baixa exigência técnica e física. Altimetria: +434 -396
 
 
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Diamantina


4º Dia - PARQUE ESTADUAL DO BIRIBIRI - 18km

Sairemos da pousada pedalando passando pelo centro da cidade de Diamantina. Visitaremos alguns outros atrativos turísticos e contemplaremos a beleza daquela que já foi a cidade mais rica do Brasil. Em seguida, partiremos rumo ao Parque Estadual do Biribiri. Será um pedal de aproximadamente 18 quilômetros, passando pelas cachoeiras do Sentinela e Cristais. Em seguida vamos à uma antiga vila onde funcionava uma produção têxtil e conheceremos os seus segredos. Conheceremos também os restaurantes da Vila do Biribiri, um dos melhores pontos gastronômicos da legítima culinária mineira de toda a região. Após o almoço, fica a opção para aqueles que quiserem pedalar de volta à cidade ou retornar em nossa van. Chegando ao hotel descansaremos um pouco para depois contemplar a charmosa noite Diamantinense.
 
Descrição da atividade: 18 quilômetros de deslocamento todo por estradões com subidas e descidas de baixa exigência técnica e física. Altimetria: +93 – 293 Há a possibilidade de uma pedalada adicional de 22 quilômetros mais no retorno ao nosso hotel.
 
 
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Diamantina


5º Dia - APA DAS ÁGUAS VERTENTES / CURRALINHO / CHAPADA DO COUTO - 47km

A APA das Águas Vertentes foi criada em 1998, abrangendo 7 municípios da região. Sua extensão de 76 mil hectares tem como ponto de partida o ponto culminante da Serra do Espinhaço, o Pico do Itambé. Além de proteger as nascentes de rios que correm para as bacias dos Rios São Francisco, Doce e Jequitinhonha, possui reservas naturais de Cerrado e Mata Atlântica e uma exuberante área de Campos Rupestres de Altitude. Saindo pela Estrada Real, seguiremos por um trecho pavimentado de aproximadamente 10 quilômetros até a bifurcação para o povoado de Curralinho. Após pedalar por belos cenários mergulharemos em uma boa descida até o ponto mais baixo de nossa expedição. A Ponte do Acaba Mundo é um marco simbólico para os garimpeiros da região e está a 800 metros sobre o nível do mar, atravessando o Rio Jequitinhonha. Dali e para qualquer lado a subida vai ser dura. Seguiremos subindo a Serra do Espinhaço, passando por lugares de nomes como Covão e Bica D’Água em direção à Chapada do Couto. A Chapada do Couto faz limite com Pico dos Dois Irmãos que é o ponto culminante do Parque Estadual do Rio Preto. Neste cenário encontraremos o nosso acampamento rústico montado para celebrarmos a nossa noite à base de uma fogueira, com o céu estrelado sendo o nosso teto e saboreando pratos de alta gastronomia campeira.
 
Descrição da atividade: 47 quilômetros de deslocamento por estradões de terra batida, e single tracks com alta exigência física. Altimetria: +1554 -890
 
 
Café da manhã, lanche de trilha e jantar;
Pernoite em Acampamento Selvagem


6º Dia - CACHOEIRA DO SUMIDOURO / CACHOEIRA DO BODE - 34km

Após amanhecer e curtir o visual do lugar, tomaremos o nosso café da manhã e seguiremos para o trecho final de nossa expedição. Após poucos quilômetros de single track, enfim, chegaremos à Cachoeira do Sumidouro. Um lugar espetacular, com rios encachoeirados e um imenso salto por um flanco rochoso impressionante. E a vista de lá de cima é surreal! Estaremos na borda leste da Serra do Espinhaço e iniciaremos a nossa pedalada agora adentrando o bioma de Mata Atlântica, lindo, intocado. Uma descida vertical de 870 metros por single tracks até as estradinhas da região do mato dentro quando começaremos a pedalar pelos estradões de boas altimetrias e de baixa exigência técnica até a cachoeira do Bode. Alí teremos uma maravilhosa cachoeira, excelente para banho e onde almoçaremos. Enquanto isso, o nosso time prepara as nossas bicicletas para retorno à Diamantina.
 
Descrição da atividade: 33,5 quilômetros de deslocamento iniciando por single track de alta exigência técnica e depois por estradões com poucas subidas e descidas de baixa exigência técnica e física. Altimetria: +234 -1096
 
Café da manhã e lanche de trilha;
Pernoite em Diamantina
 

 



7º Dia - DIAMANTINA / BELO HORIZONTE / ORIGEM

É hora de embarcar as nossas bicicletas e iniciar o nosso retorno ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Partiremos após o café da manhã. Boa viagem!

*recomendamos voos de retorno após às 18h.
 

Café da manhã;
Sem pernoite incluso.



Datas e Preços

SOMENTE TERRESTRE - VALORES POR PESSOA EM R$

Hospedagem

SGL

DBL

Diamantina - Hotel Tijuco ou similar
Conselheiro Mata - Pousada do Kusso ou similar
PE do Rio Preto - Acampamento selvagem

4.300

3.800

Diamantina - Pousada Pouso da Chica
Conselheiro Mata - Pousada do Kusso ou similar
PE do Rio Preto - Acampamento selvagem

4.700

4.200

Diamantina - Pousada do Garimpo
Conselheiro Mata - Pousada do Kusso ou similar
PE do Rio Preto - Acampamento selvagem

4.900

4.400

Valor válido para a saídas especiais conforme calendário acima a partir de 6 pessoas.

serviços extras - valores por pessoa em R$

Serviço

Valor

Aluguel de Mountain Bike

750

Aluguel de Mountain Bike Elétrica Caloi

1.500

Aluguel de Mountain Bike Elétrica Specialized Levo

2.000

ADICIONAL AÉREO - ORIGEM / BELO HORIZONTE / ORIGEM - VALORES POR PESSOA EM R$

CIA. AÉREA

VALOR A PARTIR DE

Gol / Latam / Azul

Sob consulta

- Os valores da parte aérea devem ser solicitados ao seu consultor de viagem no ato da solicitação da reserva. 

 

O que está Incluso

Inclui
- Recepção Aeroporto de Belo Horizonte in/out em horário fixo para todo o grupo
- Todos os translado em Vans
- Bike tours conforme programação
- Serviço de resgate ABNT Cicloturismo NBR 15509-1
- 4 pernoites no Hotel Tijuco ou similar c/ café da manhã
- 1 pernoite em pousada familiar rural no distrito de Conselheiro Mata c/ café da manhã
- 01 Noite de acampamento rústico com jantar incluído
- Lanches de trilha para todos os dias de bike tour, incluindo água, isotônicos, sucos, refrigerantes, cereais, pães, sanduíches, doces e frutas distribuídos em piqueniques ao longo do itinerário
- Acesso a todos os atrativos descritos na programação
- Serviço mecânico para bicicletas, com pequenos reparos (excluindo-se peças)
- Seguro-viagem
- Camiseta Pisa Trekking
 
Não inclui
- Passagem aérea
- Refeições ou atividades não especificadas no roteiro
- Bicicleta

Checklist

- 1 mochila de ataque;
- 3 bermudas de bike; 
- 3 camisetas de bike;
- 3 pares de meia para pedal;
- 1 par de luvas de bike;
- 1 capacete;
- 1 conjunto de roupas leves para trekking;
- 1 par de tênis para trekking;
- 1 par de chinelos ou papete;
- Jaqueta corta vento;
- 1 blusa segunda pele;
- 1 gorro ou bandana;
- Roupa de banho;
- 1 toalha dry;
- 1 toalha para banho;
- 1 Saco estanque para proteger equipamentos eletrônicos da chuva;
- Protetor solar;
- Protetor labial;
- Medicamentos de uso pessoal;
- Lanterna de cabeça.

Informações Importantes

Recepção/Partida
 
Aeroportos sugeridos: Chegada e Retorno do Aeroporto de Belo Horizonte (CFN). A sua chegada deverá ser programada para o dia 11/07/2021, para chegada até as 10 horas. Nosso time estará de prontidão para recebê-lo no aeroporto de Confins seja qual for o horário da programação de sua chegada, não havendo problemas em relação à possíveis atrasos/remarcações desde que, respeitando o horário limite. O seu retorno deverá ser agendado para depois das 18 horas do dia 17/07/2021. A previsão de chegada ao aeroporto de Confins neste dia é para as 16 horas.

Hotelaria

Sobre o Acampamento Selvagem
 
O acampamento será realizado em área selvagem com ampla estrutura que proporcionará o seu conforto e uma experiência única. As barracas fornecidas são do modelo NAUTIKA INDY GT, com alto padrão de acabamento e já estarão devidamente montadas e respeitando o plano de hospedagem. Também serão fornecidos sacos de dormir próprios para baixas temperaturas com isolantes térmicos, totalmente higienizados.  A estrutura disponível inclui energia elétrica produzida por geradores, duas latrinas com fossas sanitárias e dois banheiros com água aquecida à lenha. Disponível também cozinha rústica com área de convivência onde será servido jantar de alta gastronomia campeira.
 
INFORMAÇÕES SOBRE AS POUSADAS
 
 
Todos com chuveiro quente, TV, frigobar, circulador de ar, cabideiro, criado-mudo, roupas de cama e banho, e varanda com vista da cidade. Quartos com ar condicionado são opcionais e não possuem varanda com vista.
 
Categoria Standard
 
 
 
 
Suítes que oferecem vista do jardim da pousada com varandas com redes, possuem camas box com colchões de mola ensacada de casal ou 02 de solteiro, lençóis de 400 fios, TV LED via satélite de 32", frigobar, secador de cabelo ar-condicionado e frigobar.
 
Categoria Conforto
 
 
 
 
O apartamento Panorâmico Superior possui uma bela vista para a cidade de Diamantina e é composto quarto equipado com cama box, enxoval importado, ar-condicionado, TV/TV a cabo, telefone, frigobar e banheiro com aquecimento central.
 
Categoria Superior