Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Reserva do Ibitipoca - Fazenda do Engenho

Cód.Roteiro:507

EXPERIÊNCIAS:

  • Lua de Mel

    Lua de Mel

  • |
  • Trekking

    Trekking

  • |
  • Aventura 5 Estrelas

    Aventura 5 Estrelas

  • |
3 DIAS E 2 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

terrestre

A Reserva do Ibitipoca começou em 1981 com a compra da Fazenda do Engenho, uma das mais antigas da região e que hoje abriga a pousada da Reserva. Mais adiante, foram adquiridas outras terras, na maior parte abandonadas ou utilizadas para pastagem, localizadas no entorno do Parque Estadual de Ibitipoca. O principal objetivo do local é promover o reflorestamento de espécies da flora nativa e a formação dos chamados corredores de fauna, o que significa unir fragmentos de matas com reflorestamento, proporcionando maior espaço e melhores condições para a reprodução de animais silvestres. A abertura ao Turismo, em 2009, mais do que uma ação em busca da sustentabilidade dos projetos ambientais, geração de empregos e capacitação da população local, foi também uma iniciativa, fruto do desejo de receber as pessoas e compartilhar a natureza exuberante, o convívio com a gente local e, principalmente, a responsabilidade pelos próximos passos.

Clique aqui e veja mais fotos de Ibitipoca!

Pontos de Interesse

Reserva do Ibitipoca
Um dos ideais da Reserva do Ibitipoca é tornar-se um referencial turístico, gerando visibilidade global à Serra do Ibitipoca e dando sustentabilidade à parte de dos projetos de preservação ambiental e desenvolvimento social.
 
Tradição
Uma das grandes preocupações da Reserva do Ibitipoca é manter a tradição da região, inclusive resgatando o que já se perdeu com o tempo.
 
A Reserva dá prioridade para o consumo de produtos desenvolvidos pelos moradores do entorno. O leite, o pão, o melado, o fubá, assim como os legumes e vegetais, são de produção própria ou comprados dos produtores rurais da serra. Um símbolo importante da culinária é o leitão à pururuca.
 
A tradição também é lembrada na arquitetura das construções, incluindo a própria Fazenda do Engenho, que, apesar de ter sido reconstruida em 2006, não deixa um detalhe se quer passar sem que esteja de acordo com as características típicas das construções antigas. 
 
Vale ressaltar que toda a equipe que trabalha na Reserva é da região, o que movimenta a economia e ajuda à manter o local ainda mais fiel às tradições e costumes dos moradores.
 
Gastronomia Regional
 
O cardápio da Pousada Reserva do Ibitipoca comprova a simplicidade e sofisticação dos serviços. A cozinha mineira e orgânica é o grande atrativo das nossas refeições. Para o café da manhã, pães, bolos, geléias e laticínios são produzidos na casa. O almoço é servido no fogão a lenha com pratos mineiros tradicionais preparados, preferencialmente, com ingredientes da região. 
O jantar é uma releitura da cozinha mineira. Assinado pelo Chef Claude Troisgrois, o cardápio é composto pela recriação de pratos, misturando ingredientes tradicionais a temperos e especiarias sofisticadas.
A cozinha da Reserva do Ibitipoca é composta por profissionais nativos da região que foram treinados por especialistas de renome internacional.
 
Sustentabilidade
 
Os projetos da Reserva do Ibitipoca vão muito além da proteção ambiental já esperada de uma área de conservação. Eles abrangem toda a região, se importando com a comunidade, economia e tradição do local, assim como se dispõem como um grande centro de pesquisas natural. Além disso, o desenvolvimento dessas ações é guiado de forma totalmente sustentável, o que garante que a execução dos projetos possa satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
 
A questão ambiental envolve um trabalho de manutenção, proteção, restituição e prevenção. Existem espécieis em extinção que precisam ser monitoradas e necessitam de uma estrutura que as proteja e previna de qualquer incidente. E outras estão sendo resgatadas como as áreas de reflorestamento e a reintrodução de espécies.
 
Para a comunidade os projetos buscam incentivar a inclusão dos nativos e moradores da região em ações que enriqueçam a cultural local e tragam de volta algumas tradições que se perderam ou enfraqueceram com o tempo. Além disso, a Reserva se precupa com a geração de renda promovendo eventos e apoiando iniciativas que desenvolvam a economia regional.
 
Se tratando de pesquisas, a Reserva é um enorme laboratório a céu aberto, que está buscando profissionais e acadêmicos da área que queiram estudar sobre as espécies e métodos adotados no local. Atualmente já existem estudos sendo feitos, como o monitoramento dos Muriquis na Mata do Luna. 

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / JUIZ DE FORA / RESERVA DO IBITIPOCA

Embarque na cidade de origem com destino a Juiz de Fora. De lá, seguiremos por aproximadamente 1 hora em estrada asfaltada até a cidade de Lima Duarte, continuamos seguindo por mais aproximadamente 1 hora  em estrada de terra até a Pousada Reserva do Ibitipoca.

 

Pernoite em Pousada

 

Jantar incluso



2º Dia - RESERVA DO IBITIPOCA

Passeios Inclusos:
 
Circuito Pedra do Gavião
Aventura em meio à floresta, trilhas de pedra, subidas íngremes e matas fechadas. O passeio leva ao topo da Pedra do Gavião, que fica a cerca de 1.500 metros de altitude. O cartão-postal da Reserva do Ibitipoca convida a assistir o pôr-do-sol no fim de tarde, depois de uma boa caminhada. O passeio inclui passagem pelo Jardim das Bromélias, Gruta do Sol Nascente e Árvore dos Sete Cavaleiros.
Nível de dificuldade: Difícil. Esta trilha normalmente leva 5 a 6 horas, é um total de 12 km de extensão, com uma diferença de altitude de 600 metros da pousada para o ponto mais alto.
 
Circuito das Águas
Algumas das principais atrações na Reserva do Ibitipoca são as cachoeiras e piscinas naturais que têm um cor a coca cola. A cor avermelhado e transparente da agua é devido à decomposição da matéria orgânica e à presença de compostos de ferro. Estas cachoeiras são formadas por águas que envolvem a floresta, deslizando entre rochas e fendas que dão origem ao Lago Negro, Cachoeira de Engenho, Gritador e Concha Dourada, e as piscinas são pequenas, ideais para banho.
Nível de dificuldade: médio. Duração do percurso é de 2 horas. 
 
Gruta dos Andorinhões
A Gruta dos Andorinhões é uma linda gruta de aproximadamente 30 metros de extensão. Nela, há uma imensa clarabóia que permite a entrada dos raios de sol e que guia os visitantes até o fim da gruta, onde encontram uma bela queda d’água de 6 metros de altura.
Nível de dificuldade: Fácil. Duração do percurso é de 2 a 3 horas.
 
Passeios opcionais não inclusos:
 
Rafting
Atividade disponível apenas diate chuva forte. Percorre se 2 km pelo Rio do Salto, passando por obstáculos como pedras, galhos e a forte corrente.
 
Canionismo
Com duração média de 2 horas, a descida começa a pé por dentro da água e em todo o trajeto as paisagem que compõe o canyon pedem um momento de contemplação, é necessáriol nadar em alguns momentos, boiar pra admirar os paredões ou simplesmente andar pelas pedras. O passeio acaba numa alta barragem de onde cai uma cachoeira. 
 
Parque Estadual do Ibitipoca (Não faz parte da Reserva)
O Parque Estadual do Ibitipoca situa-se no domínio da Floresta Atlântica, ocupando o alto da Serra do Ibitipoca, uma extensão da Serra da Mantiqueira. É uma Unidade de Conservação criada para preservar a fauna e a flora nativas, os recursos hídricos, as formações geológicas e para a realização de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e turismo ecológico. Por se encontrar numa região quartzítica, é caracterizado por uma paisagem repleta de penhascos, rochas, paredões, pontes naturais, cavernas, grutas, cachoeiras, quaresmeiras floridas, orquídeas, bromélias, cactos e liquens. É um passeio que proporciona momentos de encantamento e bem-estar junto à natureza. Entre alguns dos atrativos do Parque estão a Cachoeira dos Macacos, Gruta dos Coelhos, Lago das Miragens, Lago dos Espelhos, Ponte de Pedra, Janela do Céu e Pico do Peão.
 
Pernoite em pousada
 
Pensão completa


3º Dia - RESERVA DO IBITIPOCA / JUIZ DE FORA / ORIGEM

Após o café da manhã, transfer para o aeroporto de Juiz de Fora para embarque com destino a cidade de origem.

 

Sem pernoite

 

Café da manhã



O que está Incluso

Inclui
 
- Transfers Juiz de Fora / Pousada / Juiz de Fora
- 2 pernoites em Conceição de Ibitipoca na Pousada Reserva do Ibitipoca com pensão completa
- Principais passeios dentro da reserva a pé
- Seguro viagem
- Brinde Especial Pisa Treking
 
Não Inclui
 
- Passagem aérea
- Bebidas
- Passeios de bicicleta, carro ou à cavalo
- Despesas de ordem pessoal

Checklist

- Mochila pequena
- Protetor solar
- Repelente
- Boné
- Tênis ou bota de caminhada confortável
- Squeeze
- Roupas leves
- Roupas para banho
- Toalha pequena para os passeios
- Agasalho
- Capa de chuva - Anorak
- Câmera fotográfica
- Medicamentos de uso pessoal

Informações Importantes

CLIMA
 
O clima é tropical de altitude, apresentando, ao longo do ano, temperaturas amenas, variando entre 15° C e 18° C. Os invernos são secos e frios, mas chove bastante no verão, especialmente nos meses de novembro a janeiro. A alta umidade beneficia diretamente a flora, ajudando a formar um habitat perfeito para a reprodução das epífitas, tais como liquens, bromélias e orquídeas.
 
ESTRUTURA
 
Na Pousada Reserva do Ibitipoca, o luxo está na simplicidade de cada detalhe. As dependências da pousada funcionam na antiga sede da Fazenda do Engenho, um casarão reformado e cercado por área verde a 900 metros de altitude.
 
Varandas
No casarão, há varandas muito agradáveis com confortáveis sofás, redes e uma decoração intimista. São locais perfeitos para um drink antes das refeições, ler um bom livro ou revista, admirar a vista para o lago, escutar o som dos pássaros, sentir a brisa e o ar puro da fazenda e para uma boa conversa com os amigos.
 
Lounge de TV
A sala é o único local da fazenda que possui televisão. A ausência do aparelho nas suítes é um estímulo para esquecer o mundo exterior e viver intensa e lentamente cada momento na Reserva do Ibitipoca. Mas nada como um bom filme naquelas horas de descanso entre as atividades programadas para o dia. A sala possui TV LCD 60” com home theater, Sky HDTV e seleção de mais de 100 filmes.
 
Spa
Voltado para o relaxamento, este espaço foi montado em um paiol reconstruído próximo à Pousada. São 4 ambientes equipados com toda a estrutura necessária para atender com conforto os hóspedes. Há uma série de rituais de bem-estar dedicados para aliviar tensões, hidratar a pele e renovar as energias. Uma das principais massagens é a Integrativa Relaxante, que mistura várias técnicas, dentre elas, shiatsu, ayurvédica, drenagem linfática e reflexologia. Tem, também, massagem a 4 mãos, escalda pés, pindas quentes e vinoterapia facial. São utilizados cremes e óleos de massagens com produtos naturais produzidos exclusivamente para a Reserva do Ibitipoca. Os terapeutas são especializados e oferecem, diariamente, pela manhã e ao entardecer, aulas de yoga, de power yoga ou de alongamento.
 
Sauna e hidro
No deck próximo à pousada, temos uma estrutura de sauna, uma pequena piscina com hidromassagem, sala de relaxamento e uma cascata externa iluminada. A sauna é à lenha e semi-úmida, com vista para a Pedra do Gavião. Para quem quer desfrutar do céu estrelado, a hidro externa, aquecida e feita de pedras, é uma ótima opção.
 
Cachoeira do Engenho
Ao chegar à Cachoeira do Engenho, a sensação é de encantamento. Um lugar paradisíaco, formado por uma piscina natural com areias branquinhas e equipado com confortáveis espreguiçadeiras e uma estrutura especial de bar para deliciar aperitivos e caipirinhas. É o local ideal para recarregar as energias com um banho nas águas cor de coca-cola, resultado da decomposição natural orgânica.
 
Baia
Em nossa sede, possuímos uma baia equipada com selaria e sala de estar onde os hóspedes podem, confortavelmente, aguardar seus cavalos serem selados e, depois da cavalgada, tomar um chá natural. Tem cavalos Mangalarga e Anglo-árabe treinados para as cavalgadas pela Reserva.
 
Curral
Um pequeno curral abriga as 3 vacas Jersey que produzem o leite consumido na sede da Reserva do Ibitipoca e com o qual são elaborados os queijos minas e mussarela, coalhada e doces que são servidos para os os hóspedes. Para quem gosta ou tiver curiosidade de tirar leite das vacas, o curral está aberto a essa atividade.
 
Pista de pouso
Construída para facilitar o acesso à Reserva do Ibitipoca, permite o pouso de pequenas aeronaves. É uma pista homologada pelo DAC e possui características bem peculiares, que fazem com que sua utilização tenha restrições.