Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

(11) 5052-4085 • (19) 3253-0274

Receba nossos Informativos

Reserve Agora

Voltar

Japão - Trekking Kumano Kodo e Alpes do Norte

Cód.Roteiro:1528

Convidar Amigo Imprimir

EXPERIÊNCIAS:

  • Grandes Expedições

    Grandes Expedições

  • |
18 DIAS E 17 NOITES

Nível de dificuldade:

- Intenso -
Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

No mundo globalizado de hoje, é muito difícil nos surpreendermos com algum lugar ou país. Principalmente países desenvolvidos tendem a nos dar a sensação de familiaridade que é, normalmente, o oposto do que buscamos quando viajamos. No Japão sentimos exatamente o contrário. Desde o primeiro momento em que pisamos no Japão nos surpreendemos constantemente. A primeira e mais duradoura surpresa é com as pessoas. Poucos povos no mundo são tão educados, atenciosos e prestativos. Mesmo em uma megalópole como Tóquio as pessoas se prontificam a ajudar ao verem turistas olhando um mapa em uma esquina.
 
Esta viagem de dezoito dias, apesar de focada em caminhadas, apresenta uma grande diversidade de lugares, situações e experiências, de modo a dar aos seus participantes uma visão bastante abrangente deste fascinante país. Começamos nossa viagem por Kyoto, o repositório da cultura tradicional japonesa, com suas centenas de templos e bairros tradicionais. Seguimos, então, para Kumano Kodo, uma milenar rota de peregrinação por entre montanhas pontilhadas por pequenos templos que misturam as duas grandes tradições religiosas do país, o Budismo e o Xintoísmo. Ao final de cada dia de caminhada nos espera um tradicional hotel com piscinas de água termal para relaxarmos os músculos cansados. Kumano Kodo e o Caminho de Santiago são as duas únicas rotas de peregrinação que são patrimônio da humanidade pela UNESCO.
 
Seguimos, então, para uma das mais atraentes áreas montanhosas do Japão, nos Alpes do Norte, Kamikochi, onde faremos uma linda caminhada de quatro dias.
E, claro, também visitaremos Tóquio, uma das metrópoles mais modernas do planeta.

Pontos de Interesse

- Esta viagem oferece uma variedade de experiências tanto de trekking como cultural.
- Trekking em Kumano Kodo, uma rota de peregrinação reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. 
- Caminharemos pelas montanhas dos Alpes do Norte com suas fantásticas paisagens de montanhas nevadas.
- Conheceremos Kyoto e Tóquio.
- Todas as refeições durante a viagem estão incluídas.
- A viagem será guiada por Saverio Mennella e por um qualificado guia de montanha japonês que fala inglês.
- Em parte da viagem (Kumano Kodo) nos hospedaremos em pequenas pousadas tradicionais com verdadeira comida japonesa e com onsen (piscinas com água de fontes termais).
 

Sobre a Trilha

Sempre é bastante difícil classificar o grau de dificuldade de uma viagem, já que este depende de muitos aspectos tanto objetivos como subjetivos. Em nenhum dos 9 dias de caminhada que faremos nesta viagem teremos altitudes importantes. Teremos, porém, grandes desníveis verticais em trilhas bastante íngremes, apesar de fácies em termos técnicos. Caminharemos sempre bastante leves já que teremos jantar e café da manhã em todos os abrigos e ryokans e nos fornecerão cobertores não sendo assim necessário levarmos comida ou sleeping bags. Carregaremos então uma muda de roupas, as roupas para frio e snacks para o almoço e paradas na caminhada. Durante os dias dos ryokans apenas carregaremos uma muda de roupas já que a noite usaremos os elegantes e impecáveis quimonos providenciados por eles. Em todo Japão, inclusive nos ryokans, nos banheiros e onsens, nos fornecem shampoo / condicionador e sabonete líquido de modo que nem é preciso levar nécessaire!

Dia a Dia

2/09 - 1º Dia - CHEGADA EM OSAKA / KYOTO

Chegada em Osaka e encontro com os guias e traslado de trem a Kyoto. Hospedagem em hotel com jantar incluído.
 
IMPORTANTE: Os hotéis no Japão têm horário rígido de check in às 15 horas, mesmo que tenham quartos prontos. Se você chegar pela manhã e quiser fazer o check in imediatamente terá de pagar uma noite extra.
 
Pernoite em hotel
 
Jantar incluso


3/09 - 2º Dia - CITY TOUR EM KYOTO

Por mais de mil anos Kyoto foi a capital imperial do Japão e em nenhum outro lugar no país as tradições se mantêm tão preservadas. Até para os japoneses, visitar Kyoto é uma forma de aprender mais sobre o passado de seu país. É bastante comum ver turistas japoneses passeando pela cidade vestidos em trajes tradicionais. A opção de templos a serem visitados é infinita, desde os mais famosos, como o “Golden Pavilion”, até pequenos e quietos santuários espalhados por toda a cidade. Mas caminhar pela cidade, principalmente pelos bairros mais tradicionais como Higashiyama ou Gion, é a melhor maneira de sentir esta fascinante cidade. E é isso exatamente que faremos durante este dia.
 
Pernoite em hotel
 
Pensão completa


4/09 - 3º Dia - CITY TOUR EM KYOTO

Hoje continuaremos nossa visita a esta fascinante cidade. Conheceremos o Taizoin Jardim no Myoshinji Rinzai Zen Temple, o Kinkakuji Golden Temple e o Ryoanji com seu famoso jardim Zen. Após o almoço voltaremos para o centro da cidade onde teremos algumas horas livres para andar pelas proximidades do mercado de comida de Nishikikoji. No final da tarde conheceremos o bairro tradicional de Gion onde poderemos ter a sorte de ver algumas gueixas a caminho de seus trabalhos.
 
Pernoite em hotel
 
Pensão completa


5/09 - 4º Dia - KYOTO / MONTE KOYA

Traslado de trem de Kyoto ao Monte Koya, uma região montanhosa ao sul de Osaka que é o centro da escola de Budismo Shingon. A tarde faremos uma linda caminhada por entre uma floresta de ciprestes passando por milhares de monumentos a imperadores, xoguns e poetas.
 
Pernoite em um templo budista
 
Pensão completa


6/09 - 5º Dia - MONTE KOYA / TAKAHARA - Início da rota Kumano Kondo

Começaremos o dia de uma maneira muito especial, com uma cerimônia budista no templo onde estamos hospedados. Após o café da manhã traslado de ônibus para o início do nosso trekking. Kumano Kodo tem sido, por mais de mil anos, uma importante rota de peregrinação. Por cinco dias percorreremos essa trilha milenar por meio de florestas e montanhas visitando santuários budistas e nos hospedando em aconchegantes pousadas típicas japonesas, ryokans, onde jantaremos e tomaremos o café da manhã tipicamente japoneses.
Nosso dia de caminhada hoje será bastante curto, apenas 4,5 quilômetros, que faremos em aproximadamente em 2 horas e meia. A caminhada se inicia com uma íngreme e longa subida de 300 metros de desnível, sempre por uma densa floresta. Seguimos meia hora por uma região plana para enfrentarmos mais uma subida de 100 metros de desnível até chegarmos ao simpático vilarejo de Takahara.
Nos hospedaremos em um delicioso ryokan com apenas 8 quartos onde comeremos pela primeira vez um jantar típico de cozinha japonesa caseira.
Antes do jantar, claro, relaxaremos no lindo onsen (fontes de águas termais) do nosso ryokan. 
 
Trekking: 4,5 km  - 3 horas
 
Pernoite em Pousada
 
Pensão completa.


7/09 - 6º Dia - MONTE KOYA / CHIKATSUYU

Hoje teremos um lindo dia de caminhada com aproximadamente 16 quilômetros que faremos em 5 horas com um ganho cumulativo de altitude de 575 metros e uma descida de 620 metros. Nossa caminhada novamente será por dentro de uma linda floresta de pinheiros passando por inúmeros pequenos templos que marcam acontecimentos de 1000 anos atrás. As vistas das montanhas são espetaculares!
Terminaremos nosso dia no vilarejo de Chikatsuyu, onde nos hospedaremos em um aconchegante pequeno ryokan com uma deliciosa fonte de água termal.
 
Trekking: 16 km  - 5 horas
 
Pernoite em pousada
 
Pensão completa


8/09 - 7º Dia - MONTE KOYA / YUNOMINE ONSEN

Iniciaremos nosso dia com um pequeno trecho de ônibus para encurtar nosso dia de caminhada.
Hoje visitaremos um dos três principais templos de nosso roteiro, e esta visita é uma das razões pelas quais os peregrinos fazem esta caminhada, o templo de Kumano Hongu Taisha. Mas, para chegar ao templo, muitas subidas e descidas nos esperam! Mas, para compensar o esforço, as vistas serão muito lindas e os inúmeros templos que encontraremos no caminho inspiradores. 
Se durante o dia tivemos a trilha apenas para nós, nos últimos quilômetros teremos a companhia de inúmeros outros peregrinos que se dirigem ao templo para fazer suas oferendas. 
Ao chegarmos ao vilarejo de Yunomine Onsen onde nos hospedaremos em um delicioso ryokan poderemos escolher entre um onsen dentro do ryokan ou um ao ar livre. Nada como relaxar os músculos cansados em fontes de água termais!
 
Trekking: 10 km  - 6 horas
 
Pernoite em pousada
 
Pensão completa


9/09 - 8º Dia - YUNOMINE ONSEN / KOGUCHI / KATSUURA

Continuaremos nossa caminhada por entre uma floresta de cedros e passando por inúmeros oji, pontos de descanso onde os nobres paravam para contemplar a natureza e compor poemas. Visitaremos o tradicional vilarejo de Koguchi e seguiremos então para a cidade costeira de Katsuura onde nos hospedaremos em um hotel.

 

Trekking: 12 km  - 5 horas

 

Pernoite em hotel

 

Pensão completa



10/09 - 9º Dia - TEMPLOS DE NACHI E HAYATAIAMA / KATSUURA

Hoje caminharemos na Nachi San, a montanha que se situa acima da Nachi Grand Shrine e em seguida conheceremos o conjunto de templos e altares de Nachi em frente a lindíssima cachoeira de Nachi-no-taki, a mais alta do Japão com 133 metros de altura. Em seguida visitaremos mais um importante templo do Kumano Kodo, o Hayatama. Nos hospedaremos em um hotel em Katsuura.
 
Trekking: 6 km  - 4 horas
 
Pernoite em hotel
 
Pensão completa


11/09 - 10º Dia - KATSUURA / MATSUMOTO

Hoje faremos uma longa viagem de trem de 7 horas de duração com uma mudança de trens no meio do caminho. Este dia nos dará um merecido descanso de nossas caminhadas antes de iniciarmos nosso próximo trek nos Alpes do Norte. 
 
Pernoite em hotel
 
Pensão completa


12/09 - 11º Dia - CITY TOUR EM MATSUMOTO

Pela manhã exploraremos Matsumoto, esta que é uma das mais simpáticas cidades de nosso percurso. Matsumoto tem uma longa história e sua principal atração é o castelo / fortaleza medieval que era a morada de um daiman, chefe regional. Esta fortaleza foi vítima de inúmeros ataques, onde se enfrentaram exércitos de samurais rivais. É um dos únicos cinco castelos do país construídos inteiramente em madeira. Ao redor do castelo existem ruas com arquitetura típica que hoje abrigam pequenos cafés e lojas de artigos regionais.
 
Pernoite em hotel
 
Pensão completa


13/09 - 12º Dia - MATSUMOTO / VALE DE KAMIKOCHI / YOKOO SANSO - Início do Trekking nos Alpes Japoneses

Hoje começaremos nosso trek nos Alpes Japoneses com uma caminhada de 3 horas pela linda floresta do Vale de Kamikochi até chegarmos no nosso abrigo de montanha, Yokoo Sanso.
 
Trekking: 3 horas
 
Pernoite em abrigo de montahha
 
Pensão completa


14/09 - 13º Dia - YOKOO SANSO / CHOGATAKE PEAK

Hoje teremos uma longa subida de 1000 metros de desnível até nosso abrigo de montanha Chogatake a 2600 metros. De nosso abrigo teremos um espetacular por do sol com a vista de inúmeras montanhas ao nosso redor.

 

Trekking: 4 horas

 

Pernoite em abrigo de montanha

 

Pensão completa



15/09 - 14º Dia - CHOGATAKE / JONEN PEAK / OTENSHO

Hoje será nosso dia mais longo, mas também um dos mais espetaculares. Caminharemos por uma trilha que segue sempre por uma crista com vistas do Vale de Kamikochi e, em dias claros, até do Mt Fuji! A caminho subiremos no Jonen Peak com 2857 metros. Nos hospedaremos no abrigo de montanha Otensho.
 
Trekking: 8 horas
 
Pernoite em abrigo de montanha
 
Pensão completa


16/09 - 15º Dia - OTENSHO / AZUMINO

Hoje continuaremos caminhando por uma incrível crista circunvagando o Daiten Peak com, mais uma vez, vistas espetaculares das montanhas ao redor. Almoço no Enzanso hut seguido da descida ao vale até o Nakabusa Onsen. De ônibus seguiremos até nosso hotel em Azumino próximo a Matsumoto.
 
Trekking: 7 horas
 
Pernoite em hotel
 
Pensão completa


17/09 - 16º Dia - AZUMINO / MATSUMOTO / TÓQUIO

Após o café da manhã, traslado a Matsumoto de onde seguiremos de trem para Tóquio.
Tarde livre para explorar Tóquio. Seria impossível cobrir todas as atrações, todos os bairros, cada um com sua personalidade própria, todos os museus. Por isso, deixamos esta tarde livre para que cada um possa seguir seus interesses. No entanto, recomendamos visitar o Palácio Imperial com seus lindos jardins. Também recomendamos visitar os bairros Shibuya e Roppongi. Para um fim de tarde tranquilo recomendamos um passeio pelo bonito Yoyogi Park onde se encontra um lindo santuário chamado Meiji Shrine.
 
Pernoite em hotel
 
Pensão completa


18/09 - 17º Dia - TÓQUIO / TSUKIJI FISH MARKET / GINZA

Hoje teremos uma visita guiada pelo maior mercado de peixes do planeta, o famoso Tsukiji Fish Market. Em seguida, uma caminhada pelo bairro de Ginza, o local mais chique de Tóquio, com seus enormes shopping centers e, por isso, apelidado de a Quinta Avenida de Tóquio. Também visitaremos o Templo Sensoji, O Sky Tree e o Parque Ueno. Jantar de despedida.
 
Pernoite em hotel
 
Pensão completa


19/09 - 18º Dia - TÓQUIO / ORIGEM

Às dez da manhã faremos o check out do hotel. Para aqueles que têm voo à noite, recomendamos reservar um late check out ou uma noite extra para poderem usar o quarto até o horário de partida. Traslado ao aeroporto (não incluído).

 

Sem pernoite incluso

 

Café da manhã



O que está Incluso

Inclui

- Acomodação em hotel, ryokan ou abrigo de montanha citado ou similar, em quartos duplos, quádruplos ou coletivos, com café da manhã; 
- Ingressos e passeios especificados; 
- Transportes especificados no roteiro; 
- Acompanhamento de guia Pisa Trekking e guia de montanha local a partir de Kyoto até Tóquio; 
- Todas as refeições durante toda a viagem;
- Brindes especiais Pisa Trekking;
 
 
Não Inclui
 
- Vôos internacionais
- Taxas de embarque
- Seguro viagem - Recomendamos o World Nomads - www.worldnomads.com.br
- Gastos com atraso ou cancelamento de voos
- Gorjetas
- Qualquer item não citado acima

O que levar

 
PÉS
 
Botas de caminhada
 
Devem ser específicas para trekking e cobrir o tornozelo. Compradas com antecedência e "amaciadas
Comprar no Brasil. Recomendamos botas italianas como a Asolo, Scarpa ou La Sportiva. No Brasil é
mais fácil encontrar da marca Salomon ou da Snake. Se você já tem a sua e se ela já tem mais de cinc
anos, mesmo em bom estado, substitua por uma nova. Tanto a cola como os materiais ressecam com
passar do tempo e existe o risco de descolamento da sola.
 
Meias de trekking
 
O ideal são meias de trekking de lã ou outro material térmico como a das marcas Thorlo, Smart Wool,
Mund ou Fox River. Essas meias devem ser específicas para trekking, compradas em casas
especializadas. Você vai notar que as meias de trekking são bastante caras, mas pense que estará
andando por muitos dias. É importante ter os pés secos, confortáveis e quentes.
 
Liners
 
Para quem tem extremidades frias é recomendado levar também meias finas ou liners de material
térmico tipo capilene ou polipropileno.
 
Papete ou Crocs
Um par de sandálias ou chinelos. O ideal são "papetes" ou Crocs, pois podem ser usadas com meias,
para descansar os pés após chegarmos ao lodge.
 
Tênis
 
Um par de tênis para os passeios nas cidades.
 
PERNAS 
 
Segunda pele
 
Calças térmicas (segunda pele) tipo capilene ou polipropileno.
 
Calça trekking
Por muito tempo se usou tactel como material para calças de trekking. Hoje em dia se dá preferência
para o que se chama em inglês de soft shell. Estes novos materiais de calças de trekking são mais
justos já que de material stretching e resistentes a água secando com muita facilidade e sujando meno
 
Calça de fleece
 
Calça de fleece fino para usar a noite nos lodges ou barracas refeitórios ou então como uma camada
extra nos dias mais frios. 
 
TRONCO
 
Segunda pele
Blusas térmicas (segunda pele) tipo capilene, polipropileno ou melhor ainda Power Stretch.
 
Camisetas dry fit
Camisetas de manga curta e camisetas de manga longa (além da roupa de baixo), de preferência de
material tipo dry fit.
 
Fleece fino
Um pulôver de fleece fino. Recomendamos o modelo Microchill da Mountain Hardwear:
 
Fleece grosso
Um pulôver de "fleece" grosso.
Como exemplo veja estes links
 
Anorak
Um anorak com gorro, de preferência de material respirável como Gore Tex. Este anorak deverá ser
bastante fino e ocupar pouco espaço, já que estará dentro de sua mochila todos os dias. Evitar anorak
forrados de fleece. Existem vários modelos, mas o importante é buscar um com capuz ajustável, zíper
em baixo dos braços para melhor ventilação.
 
CABEÇA
 
Gorro
Gorro de fleece grosso cobrindo as orelhas.
 
Boné
Pode ser com ou sem proteção para o pescoço tipo legionário.
 
Cachecol ou buff
Cachecol de fleece, lã ou um Buff, produto espanhol extremamente versátil. 
 
MÃOS 
 
Luva fina
Um par de luvas finas de material térmico. Como exemplo veja este link:
 
Luva grossa
Um par de luvas grossas. A luva grossa deve ser grande o suficiente para ser usada com a fina por
baixo sem comprimir as pontas dos dedos.
 
EQUIPAMENTOS DE TREKKING
 
Óculos
Óculos escuros com filtro UV. Para expedições de escalada é necessário ter proteção lateral. Para
trekkings não. Recomendamos os modelos foto cromáticos. 
 
Mochila de ataque
Uma mochila média de capacidade entre 35 a 50 litros com alças bem confortáveis e acolchoadas.
 
Capa de mochila
Algumas mochilas já vêm com o cobre mochila, outras não. 
 
Head lamp
Lanterna com pilhas reservas. Embora as head lamps (lanternas que são usadas presas na cabeça) nã
sejam obrigatórias, elas são muito mais práticas, já que deixam as mãos livres. C
 
Bastões de caminhada
Bastões de caminhada de altura regulável. 
 
OUTROS
 
Sacos estanque
É muito importante levar sacos estanque ou sacos plásticos para acomodar todas as suas roupas,
sleeping bag, equipamentos eletrônicos, etc. Se for levar sacos plásticos, opte por sacos mais grossos e resistentes.
Leve uma quantidade suficiente para tudo possa ser ensacado, tanto as coisas que irão na mochila com
você quanto as coisas que irão no duffle bag. É interessante ter sacos de vários tamanhos, como por
exemplo um grande para o sleeping bag, alguns de tamanho médio para roupas e um pequeno para
documentos e aparelhos eletrônicos.
 
NÃO PODEMOS GARANTIR QUE, NUM DIA DE CHUVA, O MATERIAL QUE ESTIVER NO DUFFLE BAG NÃO IRÁ MOLHAR.
 
Purificador de água
Purificador de água a base de iodo (é o mais efetivo) em comprimidos. É difícil encontrar no Brasil. Par
as viagens no Nepal pode se encontrar iodo em pastilhas ou então um sistema de purificação de água
por UV da Camelbak. 
 
Pee bottle - urinol
Este é um cantil de boca larga para ser usado como urinol a noite para não termos de sair do quarto
para urinar. Para mulheres que não se sentem confortáveis em usar um cantil sugerimos comprar um
tupeware cilíndrico de ao redor de 15x15 centímetros.
 
Cantil
Cantil de 1 litro. Os cantis de plástico duro são os mais recomendados, principalmente os de boca larg
Como enchemos os cantis nos riachos, não é recomendável qualquer cantil que seja recoberto por
tecido, pois molha. 
 
Filtro solar e labial
Filtro solar com proteção mínima fator 15 e protetor labial com filtro solar.
 
Toalha
Toalha. Recomendamos comprar uma wet towel, toalha de material sintético que deve ser guardada
molhada e com isso não fica com mau cheiro.
 
Duffle bag
Saco de cordura ou nylon grosso para os carregadores / mulas levarem seu equipamento durante o
trekking ou escalada. Trazer um dufle bag grande com 120 litros ou mais.
 
Cadeado
Comprar de tamanho médio para o duffle bag. Sugerimos os de números ao invés de chave, pois são
mais práticos.
 
Máquina fotográfica
Máquina fotográfica, de preferência máquinas leves com bateria com grande duração ou levar baterias
extras.
 
Snacks
Recomendamos levar dois snacks por dia de expedição, para comer entre as refeições. Por um snack
entende-se a quantidade de calorias equivalente a uma barra de cereais. Pode ser chocolate, frutas
secas, nozes, barra de cereais, castanhas, bolachas etc.
 
Papel higiênico
Recomendamos dois rolos.
 
Lenços umedecidos
Lenços umedecidos, os da marca Jhonson são mais macios a agradáveis ao tato. Após limpeza com o
lenços umedecidos recomendamos usar talco para tirar a sensação pegajosa que os lenços deixam.
 
Lenços de papel
Lenços de papel em grande quantidade (nas montanhas, devido ao ar frio e seco, a coriza é constante
 
Talco
Para ser usado após fazer a higiene com os lenços umedecidos. Dá uma sensação de limpeza maior.
Trazer uma embalagem pequena.
 
Artigos de toalete
Levar artigos essenciais como sabonete, escova e pasta de dentes, desodorante, aparelho de barbear
hidratante.
 
Óculos de grau reserva
 
Ipod
 
Diário
 
Livros
 
Colete
Opcional mas uma boa peça de vestuário de montanha para quando você prefere o torax protegido e o
braços descobertos.

Medicamentos
Medicamentos de uso pessoal. Trazer do Brasil. Recomendamos a seguinte lista:
Diamox para tratamento de Mal de Altitude;
Azitromicina para tratamento de infecções bacterianas das vias respiratórias e de diarreia
bacteriana;
Analgésicos como Novalgina ou Paracetamol;
Descongestionante nasal como Naldecon diurno e noturno;
Reidratante oral em pó;
Anti-inflamatório;
Imodium, para diarreia;
Fibra como Metamucil caso você tenha tendência para obstipação.

Informações Importantes

VISTO 
 
O visto do Japão deve ser tirado nos serviços consulares das embaixadas em São Paulo ou Curitiba, pessoalmente ou por um parente de primeiro grau. Não existe a possibilidade de fazer por intermédio de despachante. O visto normalmente sai de um dia para o outro. Consultar o site http://www.br.emb-japan.go.jp/visto.html para informações sobre os documentos exigidos. O custo do visto é de R$ 77,00 (preço válido até 31.03.2014).
 
SEGURO
 
Para esta viagem é obrigatório o seguro de viagens que inclua resgate por helicóptero. 
 
VACINAS
 
Para informações atualizadas sobre vacinas, por favor, consultar o site da Anvisa https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/paf_web_frmRoteiroViagem.asp 
 
Para passageiros viajando com passaporte brasileiro não é obrigatório ter o Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela.
 
Recomendamos conversar com o seu médico sobre vacinação e fazer uma consulta a um dos serviços de Medicina dos Viajantes. Esses serviços estão disponíveis na clínica de vacinação Cedipi em São Paulo (11) 3887-6111 ou no Hospital Emílio Ribas. Para agendamento acessar este link http://www.emilioribas.sp.gov.br/pacientes-e-acompanhantes/medicina-do-viajante/ 
 
No Rio de Janeiro entrar em contato com o Cives - http://www.cives.ufrj.br/informacao/agenda/agenda.html  ou com o Vaccini - https://vaccini.com.br/cbmevi/o-que-e-a-medicina-do-viajante 
 
Em outros estados consultar a lista de centro de vacinações da ANVISA - http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/centros.pdf  

Guias da Trilha

  • Saverio Mennella

    Nasceu na Itália, mas mudou-se para Amsterdam aos 21 anos. Por toda sua vida ensinou e jogou tênis profissionalmente. Sua outra grande paixão sempre foi viajar pelo mundo todo embora goste particularmente da Ásia por onde viajou por mais de 10 anos. Ama descobrir culturas diferentes, encontrar pessoas e paisagens pouco visitadas. Sua paixão pelas montanhas só é ultrapassada por tudo que se refere a Myanmar (Birmânia) onde já esteve 14 vezes. Fala fluentemente holandês, italiano, inglês, japonês e Bahasa, a língua falada na Indonésia. Há 10 anos vive no Havaí onde é técnico de tênis da seleção da Universidade do Havaí. Sua motivação para mudar-se para o Havaí foi estar em contato mais próximo com a natureza e onde pode surfar, fazer caminhadas pelas muitas trilhas e fazer mountain bike.
     
    Guia viagens de Expedições do Havaí, kayak oceânico em Raja Ampat e a viagem de trekking no Japão.

VOCÊ TAMBÉM VAI CURTIR