Ivani Araujo
Não sei nem por onde começar esse depoimento... mas quero que saibam que a Trilha Inca curta com o roteiro cultural no Peru foi a melhor viagem que já fiz.
Tudo correu muito bem, desde a partida até o regresso ao Brasil.
Fiquei fascinada com a cultura e o modo de vida das pessoas que vivem na Ilha de Uros; o azul do Lago Titicaca me surpreendeu, e a vista no topo da ilha Taquile é única.
Gostei de conhecer Cusco com seus sítios arqueológicos, e os guias, sempre muito prestativos, explicaram a cultura de uma forma simples de entender, e foi o máximo ter aula de história, bem onde a história aconteceu!
Foi tão bom que até me peguei imaginando como seria a vida das pessoas por ali antes da chegada dos espanhóis! :)
Mas o topo da viagem mesmo foi a Trilha Inca curta. A Silvia, que me guiou, foi nota 10!
Fiquei um pouco preocupada com a altitude (quase pedi pra sair!) mas com as paradas nas horas certas, e muita história, quando dei por mim, estava almoçando olhando para um vale lindo, uma paisagem sensacional.
Ahn, e durante a trilha, paramos em uma cachoeira que, segundo a guia, era onde as princesas se banhavam. A cachoeira é muito linda, e não tive dúvidas: deixei um pouco da água cair sobre mim para dar um ânimo a mais na caminhada.
E o ponto culminante, claro, a chegada na porta do sol. Eu não fazia idéia de que já estava próximo, quando a guia me levou até a Porta do Sol. Eu estava de olhos fechados, e quando ela disse que eu podia abrir os olhos, não acreditei no que via... parecia que estava em um sonho, ouvindo a guia dizer muito longe - Você também descobriu Machupicchu. Claro que comecei a chorar. Foi muito emocionante, e até agora me emociono quando lembro da visão de uma cidade construída com pedras lá longe...
E claro, no dia seguinte, conhecer a cidade ao vivo e a cores, foi muito bom. Eu não encontrei somente ruínas em Machupicchu; encontrei história, e uma cultura tão viva que, ao passear pelos sítios, as vezes temos a impressão de que os incas ainda estão por ali ;).
Apesar de ter ido sozinha (ouvi tantos - você é doida!), me diverti muito, além de trazer na bagagem, a amizade de pessoas de vários países!
Então, obrigada Pisa, por ter proporcionado a viagem que fiz. Parabéns na escolha dos guias que me acompanharam na viagem, e obrigada, Elen, pela paciência em tirar minhas dúvidas enquanto a viagem não acontecia.
Um abraço e até a próxima aventura!
Nix