Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Jalapão e Parque Estadual do Cantão - O Encontro dos 3 Biomas

Cód.Roteiro:1428

EXPERIÊNCIAS:

  • Paraísos Naturais

    Paraísos Naturais

  • |
  • Vida Silvestre

    Vida Silvestre

  • |
8 DIAS E 7 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

A Pisa Trekking te leva para conhecer o Tocantins em duas das suas regiões mais impressionantes: o Jalapão e o Parque Estadual do Cantão. Começaremos nossa viagem no Jalapão, conhecendo as principais atrações da região, da sua riquíssima natureza à sua calorosa cultura. Das deliciosas cachoeiras locais - como a Cachoeira da Formiga e a Cachoeira da Velha - aos divertidos fervedouros, nos banharemos em águas cristalinas e azul-esverdeadas. Na Serra da Catedral, na Pedra Furada e nas Dunas do Jalapão, contemplaremos cenários naturais fotográficos e inusitados. E é aqui, nesta terra, que cresce o capim dourado - um verdadeiro tesouro da natureza. O artesanato do capim dourado é marca registrada da comunidade, sendo vendido pelo Brasil e mundo afora. Quer presente melhor para levar para casa? Venha conhecer um Jalapão natural, cultural, humano. Um Jalapão completo. Um Jalapão 360º. De lá, partiremos para a região do Cantão, que abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais. A fauna é caracterizada por animais típicos do cerrado e da floresta Amazônica, podendo ser encontrados jacarés, veados, botos, entre outros. A imensa variedade de espécies de aves - mais de 500 - torna o Cantão um verdadeiro paraíso para os adeptos ao ecoturismo de observação. Isso, aliado às inúmeras espécies de peixes, às praias e aos lagos que compõem o cenário, atrai turistas e pesquisadores. A região integra ainda o Parque Estadual do Cantão e o Parque Nacional do Araguaia. As altas temperaturas registradas durante todo o ano e as características do relevo e hidrografia são fatores que favorecem atividades de turismo de aventura e de ecoturismo, além daquelas relacionadas à contemplação da paisagem.

Pontos de Interesse

- Roteiro pioneiro com pernoites nos vilarejos de Mateiros e Ponte Alta;
- Perfeito para quem deseja aproveitar ao máximo as belezas do Parque;
- 4 dias conhecendo os principais atrativos do Jalapão;
- Visitar o belo Cânion de Sussuapara, nas proximidades de Ponte Alta;
- Curtir as principais e mais belas cachoeiras do Parque, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira da Formiga;
- Descobrir os Fervedouros locais e o fenômeno da ressurgência;
- Avistar um memorável pôr-do-sol nas Dunas do Jalapão, com suas areias douradas;
- Contemplar o incrível pôr-do-sol na Pedra Furada;
- Contemplar a beleza natural da Serra da Catedral;
- Roteiro integrando 3 Biomas: Cerrado, Pantanal e Amazônia;
- Ideal para observação de vida silvestre;
- Caminhar na floresta com antigos moradores da região;
- Experiência única de pernoitar na floresta em confortáveis barracas;
- Navegar no imponente Rio Araguaia;
- Visitar um parque floresta com mais de 850 lagos;
- Conhecer as casas de caboclos e os costumes do povo ribeirinho;
- Possibilidade de estender a viagem para visitar as cachoeiras de Taquaruçu, nos arredores de Palmas.

Sobre a Trilha

Este roteiro é indicado para pessoas com um espírito aventureiro, que desejam conhecer uma região de beleza rara. A região tem difícil acesso e atrativos distantes. Durante o período que estaremos no Jalapão, percorremos cerca de 1.000km de distância em veículos 4x4. Metade desse trajeto é feito em precárias estradas de terra e areiões. A cada dia, um novo desafio e uma nova rota nos aguardam! As atividades locais incluem caminhadas de baixa intensidade em terreno irregular.

Dia a Dia

1º Dia - ORIGEM / PALMAS

Hoje embarcaremos em voo com destino a Palmas, capital do Tocantins e ponto de partida de nossa jornada pelo Jalapão! Após nossa recepção no Aeroporto de Palmas, faremos o traslado até o hotel, onde passaremos esta noite. O restante do dia será livre para aproveitarmos a cidade.
 
Sem refeições inclusas;
Pernoite em Palmas.


2º Dia – PALMAS / SERRA DA CATEDRAL / CACHOEIRA DAS ARARAS / FERVEDOURO DA BELA VISTA / FERVEDOURO DO ALECRIM

O café da manhã de hoje será bem cedinho, pois teremos um dia longo pela frente. Nos encontraremos na recepção para partirmos em direção ao Jalapão. No caminho, faremos uma parada na Serra da Catedral, que nos presenteará com um lindo visual da região. Em seguida visitaremos a bela Cachoeira das Araras, para um revigorante banho. Chegaremos em São Félix do Tocantins no início da tarde e aproveitaremos para fazer nossa parada para o almoço. Em seguida, partiremos para uma das experiências mais incríveis do Jalapão, o mergulho nos fervedouros Bela Vista e do Alecrim. No fim de tarde, acomodação na pousada. Em horário combinado, sairemos para jantar na cidade. Retornaremos, então, ao hotel para descansar e passar a noite.
 
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite em São Félix.


3º Dia – SÃO FÉLIX / FERVEDOURO MACAÚBAS / CACHOEIRA DO FORMIGA / DUNAS DO JALAPÃO / MATEIROS

Após o café da manhã, em horário combinado, partiremos rumo a Mateiros. No caminho visitaremos mais um fervedouro, o Macaúbas. Em seguida conheceremos a Cachoeira do Formiga, onde faremos uma pausa para relaxar em suas águas verdes e límpidas. Após o almoço, viajaremos até as famosas Dunas do Jalapão, para curtirmos um pôr-do-sol memorável! Lá, teremos um visual lindo da Serra do Espírito Santo, paredão de quartzo que pela ação dos ventos, formam as dunas: um cenário inesperado, são enormes dunas de areia de quartzo douradas com até 30m de altura. No fim do dia, retornaremos à pousada, em Mateiros. Jantar e pernoite.
 
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite em Mateiros.


4º Dia – CACHOEIRA DA VELHA / PRAINHA DO RIO NOVO / PEDRA FURADA / PONTE ALTA

Para os mais animados, saída opcional às 4h para contemplar um lindo nascer do sol no topo do Morro do Jacurutu (não incluso), com uma maravilhosa vista das veredas do Jalapão. Após o café da manhã na pousada, sairemos em direção a uma das principais atrações do parque: a Cachoeira da Velha, a maior cachoeira do Jalapão, com cerca de 20m de largura. Também aproveitaremos para relaxar às margens do Rio Novo, próximo à cachoeira, com suas águas doces e mansas e suas matas de galeria. Em seguida, partiremos com destino à Pedra Furada para contemplar o pôr-do-sol, um dos grandes espetáculos do Jalapão. Continuaremos viagem em direção à Ponte Alta - o portal sul da entrada do Jalapão, localizado a 200km de Palmas - onde passaremos a noite. Jantar e pernoite.
 
Café da manhã, lanche de trilha e jantar;
Pernoite em Ponte Alta.


5º Dia – PONTE ALTA / LAGOA DO JAPONÊS / PALMAS

Logo cedo, após o café da manhã, sairemos rumo a Lagoa do Japonês, com suas águas verdes e transparentes, faz um convite para um último banho em terras tocantinenses... Lá, também faremos nosso almoço. Em seguida, partiremos em direção a Palmas, fazendo uma parada no turístico Portal do Jalapão. Aproveitaremos ainda para visitar algumas lojas de artesanato com lembranças feitas de capim dourado. Retomaremos nossa viagem em direção a Palmas, com previsão de chegada às 19h. Faremos o check-in no hotel, onde passaremos a noite.
 
Café da manhã e almoço;
Pernoite em Palmas.


6º Dia - PALMAS / LAGOA DA CONFUSÃO

Logo após o café da manhã, deixaremos o hotel em Palmas rumo à cidade da Lagoa da Confusão, com duração prevista de 3h30 de viagem. No caminho, faremos uma parada em uma casa de doces e compotas artesanais do Cerrado. Depois do check-in no hotel, teremos um almoço de recepção para explicar como se comportar nos safáris fotográficos. Mas um cuidado importante é reservar roupas de cores neutras para não chamar atenção dos animais. E antes de sacar a câmera, vale notar a vegetação à sua volta. Passando por região de fazendas de gado e lavouras de arroz, o cenário une as florestas densas da Amazônia, às áreas alagadas das Florestas de Ipucas* meio as fazendas, e os galhos retorcidos do Cerrado. Seguindo a expedição, partiremos para outras fazendas às margens do Rio Javaés, tendo a chance de ver outros animais silvestres. Após Safári, retornaremos à pousada por volta das 19h e, depois de um saboroso jantar realizaremos um merecedor descanso. Pernoite.
 
* Floresta de Ipucas: Imagine esbarrar com um fragmento de Floresta Alagável que abriga espécies vegetais típicas da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica em pleno bioma cerrado, na Planície do Médio Araguaia. Em nosso percurso teremos a oportunidade de ver in loco esta curiosidade da natureza tocantinense. 
 
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite em Lagoa da Confusão.


7º Dia - LAGOA DA CONFUSÃO / CASEARA / PARQUE ESTADUAL DO CANTÃO

Após o café da manhã, bem cedinho, seguiremos para outra parte do passeio na Região da Lagoa da Confusão, realizaremos um contemplativo passeio de barco com direito a banho na lagoa de águas cristalinas e quente da cidade. Visitando a misteriosa pedra de calcário que confunde muitas pessoas, acreditando na lenda que ela flutuava na lagoa, mudando de posição. Em seguida, partimos para nossa próxima cidade de apoio, Caseara, às margens do Parque Estadual do Cantão, para o nosso almoço. Em seguida, por volta das 15h seguiremos embarcados para o imponente rio Araguaia (lado sul), com suas belíssimas águas e ilhas desertas, onde poderemos realizar um delicioso banho de rio na época da seca e na cheia contemplar as florestas alagadas ao pôr do sol. Retorno para a pousada, jantar e um merecido descanso do longo dia. Pernoite.
 
Café da manhã, almoço e jantar;
Pernoite em Caseara.


8° Dia - PARQUE ESTADUAL DO CANTÃO / PALMAS

Depois de um café da manhã reforçado, partiremos ainda no escuro, para ver o nascer do sol de dentro do parque. Com as headlamps afixadas, seguimos embarcado a partir da própria pousada até uma bela trilha, que a pé nos meses de seca ou de barco nos de cheia, adentraremos na floresta de transição. Apenas com o som dos primeiros pássaros e do correr das águas, a bola de fogo dá vida às trilhas em meio a inúmeras espécies endêmicas de vegetação e pássaro no interior do parque. Visitaremos a sede do parque, com diversos painéis e vídeos sobre o ecossistema do Parque Estadual do Cantão. Todas as caminhadas são feitas em terrenos planos com várias paradas para descanso, boas fotos e contemplação de parte dos 800 lagos que se distribuem pela região e floresta de transição. Retornamos à pousada para um banho e check out. Depois do almoço, previsto para as 13h, seguimos caminho rumo a Palmas, onde nos despediremos. Chegada em Palmas prevista para as 17h.
 
Café da manhã e almoço;
Sem pernoite incluso.
 
*A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.


Datas e Preços

PARTE AÉREA - ORIGEM / PALMAS / ORIGEM - VALOR POR PESSOA EM R$

Cia Aéreo

Valor a partir de

Latam / Gol / Azul

Sob consulta

O que está Incluso

Inclui
- Seguro viagem;
- Brinde especial Pisa Trekking.
 
Jalapão
- Transfer In Aeroporto Palmas / Pousada (será cobrado adicional de R$ 60,00 p/ trecho para transfers das 22h às 5h);
- 02 pernoites em Palmas c/ café da manhã;
- 01 pernoite em Ponte Alta c/ pensão completa;
- 01 pernoite em São Félix c/ pensão completa;
- 01 pernoite em Mateiros c/ pensão completa;
- Almoço em São Felix;
- Transporte em veículo 4x4 com ar condicionado;
- Acompanhamento de guia especializado;
- Taxa de visitação nos atrativos.
 
Cantão e Bananal
- Traslado Palmas / Caseara / Lagoa da Confusão / Palmas **;
- 2 pernoites c/ café da manhã;
- 3 almoços e 2 jantares;
- Lanche de trilha durante os passeios;
- Transporte em veículo fretado c/ motorista;
- Acompanhamento de guia especialista na região;
- Taxa de visitação nos atrativos.
 
**Somente nas datas previstas no roteiro. 
 
Não inclui
- Passagens aéreas;
- Despesas de caráter pessoal;
- Itens não mencionados;
- Refeições em Palmas;
- Bebidas.

Checklist

- Mochila pequena;
- Roupas leves;
- Roupas para banho;
- Capa de chuva (anorak);
- 1 fleece/moletom;
- Boné;
- Tênis;
- Cantil ou squeeze;
- Protetor solar e repelente;
- Câmera fotográfica;
- Medicamentos de uso pessoal;
- Óculos escuros;
- Artigos de higiene pessoal (sabonete, xampu, pasta de dente etc.);
- Calça para caminhada;
- Camiseta de manga curta e comprida (para proteção solar);
- Tênis ou bota de caminhada confortável;
- Tênis velho para canoagem;
- Chinelo, papete ou crocs;
- Uma toalha para banho e uma toalha pequena para os passeios;
- Lanterna de cabeça;
- Snorkel (opcional);
- Dinheiro (não há caixas eletrônicos na região).

Informações Importantes

Clima: curiosamente o período que vai de maio a setembro é chamado de verão, mesmo sendo inverno no hemisfério sul. O motivo é que nesta época não chove e as pessoas aproveitam para veranear;
Pluviosidade: o período chuvoso vai de outubro a abril com cerca de 1.600mm e o período de seca vai de maio a setembro com média de 77mm;
Temperatura: a temperatura média anual é de 25,8Cº com a máxima em setembro de 39Cº;
Geologia: a região é caracterizada pela formação Urucuia, com predominância do solo de areias quartzosa;
Vegetação: a cobertura vegetal da região é composta basicamente por Cerrados e Campos. No extremo leste encontra se uma zona de transição (ecótono) entre o Cerrado e a Caatinga;
Infraestrutura: a infraestrutura é praticamente inexistente, não havendo postos de gasolina, agência bancária ou outros "benefícios da tecnologia". Estaremos nos aventurando com muito pouco contato com a civilização;
Vacinas: apesar da região visitada não ser foco de febre amarela, aconselhamos a todos os passageiros a se vacinarem com 10 dias de antecedência da data de saída da viagem. Como a vacina pode causar reações, consulte o seu médico antes de se vacinar.
 
ROTEIROS DAS EXTENSÕES (não inclui refeições)
 
City tour em Palmas - 1/2 período
09h - Saída do hotel com direção à Praça dos Girassóis.
09h10 - Chegada à Praça dos Girassóis, onde se encontra a sede do Governo Estadual e os Poderes Legislativo e Judiciário.
09h30 - Visita ao Palácio Araguaia (sede do Governo) e monumentos na Praça dos Girassóis, como o memorial Coluna Prestes, Monumento dos 18 do Forte, Marco Geodésico, Súplica dos Pioneiros e alguns outros. 
10h30 - Travessia sobre o Lago do Tocantins.
11h30 - Chegada à Praia da Graciosa, para contemplação do visual.
12h - Vista à Praia do Prata para almoço e banho nas águas límpidas do lago.
 
Extensão de Taquaruçu - 1/2 período
09h - Saída de Palmas.
09h40 - Chegada ao Distrito de Taquaruçu e visita ao CATUR (Centro de Atendimento ao Turista).
10h20 - Cachoeira do Escorrega Macaco e Cachoeira da Roncadeira.
12h - Retorno para Palmas.
 
Natividade – Cidade histórica - 1 dia
07h - Saída de Palmas.
9h30 - Chegada em Natividade, visita a Tia Naninha para conhecer o amor perfeito.
10h - Visita à Igreja Nossa Senhora de Natividade e à Igreja Nossa Senhora dos Pretos.
10h40 - Visita ao Museu de Natividade.
11h - Visita a Igreja de São Benedito.
11h20 - Visita a oficina de artesanato Mestre Juvenal.
11h40 - Passeio pelo centro histórico da cidade.
12h - Pausa para almoço.
13h30 - Visita ao centro Bom Jesus de Nazaré.
14h30 - Chegada à Cachoeira do Paraíso.
17h - Subida à Serra de Natividade e acesso ao Mirante.
18h - Retorno a Palmas.
 
Taquaruçu + City tour Palmas
08h30 - Saída de Palmas.
9h00 - Chegada ao Distrito de Taquaruçu.
9h20 - Visita à loja de artesanato local.
09h30 - Chegada à Trilha para as Cacheiras.
10h - Cachoeira do Escorrega Macaco e cachoeira da Roncadeira.
12h - Retorno para almoço (almoço não incluso).
14h - Vista à Praia do Prata para o banho nas águas límpidas do lago.
15h - Saída com direção à Praça dos Girassóis.
15h30 - Chegada à Praça os Girassóis, onde se encontra a sede do Governo Estadual e os Poderes Legislativo e Judiciário.
16h - Visita ao Palácio Araguaia (sede do Governo) e monumentos na Praça dos Girassóis, como o memorial Coluna Prestes ,Monumento dos 18 do Forte, Marco Geodésico, Suplica dos Pioneiros e alguns outros.  
16h30 - Travessia sobre o Lago do Tocantins.
17h - Chegada à Praia da Graciosa, para contemplação do visual.