* Apesar de não haver foco de febre amarela, é recomendável a vacinação, com pelo menos, 10 dias de antecedência da viagem.
Localização:
A Pousada do Rio Mutum está localizada no Pantanal de Barão de Melgaço, no estado de Mato Grosso, a 130km do aeroporto de Cuiabá. Do aeroporto até o distrito de Mimoso são 112km de estrada asfaltada e de Mimoso até a pousada são 18km de estrada de terra com duração de,aproximadamente, 2h30.
Infraestrutura:
- 22 apartamentos, distribuídos numa área parque de 07 hectares, todos com ar-condicionado, TV, ventilador de teto, frigobar, mini closet e varanda com rede;
- Sala de TV;
- Sala de leitura e sala de mapas;
- Internet WiFi na sala de leitura e sala de TV;
- Torre de celular com sinais das operadoras VIVO e TIM;
- Restaurante com buffet de comidas regionais;
- Piscinas adulto e infantil;
- Loja de souvenires e conveniências;
- Serviço de lavanderia;
- Jipe Toyota para safári;
- Barcos a motor para passeios pelos rios e baias;
- Canoas a remo.
CARACTERÍSTISCAS DO PANTANAL EM DIFERENTES CICLOS:
JANEIRO/ FEVEREIRO/MARÇO: Chuvas intensas com aproximadamente três horas de duração, permitindo atividades e passeios. Nesta época a maior parte do Pantanal fica submersa e utiliza-se mais o transporte de barco para as opções de passeios. A vegetação recuperada oferece ao visitante deslumbrantes paisagens. Os mamíferos são obrigados a se refugiar em áreas mais altas denominadas cordilheiras dificultando a sua observação. Nesta época faz muito calor e há maior concentração de mosquitos.
ABRIL/MAIO/JUNHO: Vazante (transição da cheia para seca) em seu retorno ao leito dos rios as águas deixam para trás grandes lagoas e poças d’água onde milhares de peixes ficam presos, atraindo consequentemente centenas de pássaros que vêm em busca da farta alimentação emoldurando o cenário com grandes revoadas e colorindo as barrancas dos rios e baias com seus extensos dormitórios. Começa a dança do acasalamento entre as aves aquáticas e a formação dos ninhais. E, para participar do grande banquete, aparecem grandes concentrações de répteis, onde impera o jacaré.
JULHO/AGOSTO/SETEMBRO: Excelente período para observação da vida selvagem, os rios encolheram, voltando ao seu leito, revelando verdejantes planícies que formam vastas pastagens onde os mamíferos se alimentam e saciam a sede nas poças remanescentes. Começa também a eclosão dos ninhais com milhares de filhotes e seus gorjeios famintos. Registramos a partir de agosto, a florescência dos ipês e cambarás, que colorem de roxo, amarelo e lilás campos e banhados.
OUTUBRO/NOVEMBRO/DEZEMBRO: Preparação da saída das aves dos ninhais e retorno das aves migratórias. Início da piracema (movimento dos peixes em direção as nascentes para a desova) e o recomeço da formação da cadeia alimentar. Favorável para observação de mamíferos, flores nos aguapés, e magníficas tardes com pôr do sol de beleza indescritível.