Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

Patagonia - Trekking no Fim do Mundo - Dientes del Navarino

Cód.Roteiro:1423

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking

    Trekking

  • |
  • Paraísos Naturais

    Paraísos Naturais

  • |
6 DIAS E 5 NOITES

Nível de dificuldade:

Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre + Voo Local

No final do nosso continente você irá percorrer uma das trilhas mais intactas da Patagônia na Ilha Navarino. Um pouco abaixo da Ilha da Terra do Fogo encontra-se a Ilha chilena Navarino. De um lado banhada pelas águas do Canal de Beagle e do outro lado pelo Mar Drake. Uma ilha pitoresca que abriga o povoado de Puerto Williams. Nesse local único e pouco explorado ergue-se a formação de montanhas chamada Dientes del Navarino. Nessa viagem você sobrevoará o estreito de Magalhães e o Canal de Beagle até pousar na Ilha Navarino partindo de Punta Arenas. Conhecerá o pequeno e tranquilo povoado e fará uma travessia pelo cordão de montanhas únicos no fim do mundo. Venha para uma travessia inesquecível.

Pontos de Interesse

- Descubra o verdadeiro fim do mundo, na ilha mais ao sul das Américas;
- Sobrevoe o Estreito de Magalhães e se deslumbre com as paisagens únicas;
- Faça uma travessia única de 4 dias pelo circuito mais ao sul do mundo com estrutura de acampamento e carregadores;
- Durma 2 noites em um charmoso lodge em Puerto Williams e 3 noites em acampamento nas montanhas.
 
 
Saídas Diárias de 15 dez/19 a 15 mar/20.
 
Saídas garantidas para minimo de 2 pessoas.
Caso esteja viajando sozinho consulte a disponibilidade nos grupos confirmados ou do acréscimo para saídas individuais.
 
 
 
 

Sobre a Trilha

Um roteiro pelo maciço Dientes de Navarino na Ilha Navarino. Serão 2 noites no Lakutaia Lodge um hotel de charme no fim do mundo e 3 noites em uma barraca durante a travessia. Travessia com suporte de carregadores. Acampamento incluindo todo equipamento necessário e também isolante térmico e saco de dormir. Serão 37 km de caminhada em terreno pedregoso.
 

Dia a Dia

1º Dia – PUNTA ARENAS / PUERTO WILLIAMS

Apresentação no aeroporto de Punta Arenas, de acordo com o horário do voo a ser informado na entrega do seu material de viagem, para embarque em um voo cênico de 1h15 de duração, para Puerto Williams (voo interno incluso no pacote). Sobrevoaremos o Estreito de Magalhães sobrevoando a Cordilheria Darwin e depois adentraremos o Canal de Beagle onde avistaremos o Farol les Eclairs, a cidade de Ushuaia, cerro Cinco Hermanos, Monte Olivia e finalmente os Diente de Navarino. Aterrizaremos em Puerto Williams. Transfer ao nosso lodge. Na chegada, após a nossa instalação em nosso quarto e um aperitivo de boas vindas, o nosso guia local fará uma reunião para ajustar os detalhes da nossa travessia dos próximos dias. À tarde, visitaremos o Parque Omora Etnobotanico onde faremos um “turismo com lupa” avistando a micro fauna com pequenas florestas de liquens, musgos e briófitas endêmicas dessa região. Caminhada ao ar livre guiada de 1h30. Retorno ao Hotel. Após o jantar, nosso guia fará uma palestra ilustrada sobre a fascinante história da região do Cabo Horn: sua ocupação há mais de 6.000 anos pelos indígenas Yaganes (ou Yámanas), os exploradores europeus Fitz Roy e Darwin, a epopeia dos clippers e do Cabo Horn, o tempo dos missionários, a colonização e, finalmente, a Terra do Fogo hoje em dia. Pernoite em Hotel. Café da manhã, almoço e jantar inclusos.
 
Importante: O passageiro deverá chegar em Punta Arenas um dia antes da data de saída de sua viagem. Caso deseje hospedagem e transfers em Punta Arenas consulte as tabelas no final do roteiro.
 


2º Dia – PUERTO WILLIAMS / TREKKING BASE MACIÇO DIENTES DEL NAVARINO / VALE RÓBALO / LAGOA DO SALTO

Após o café da manhã, sairemos em um transfer com o nosso equipamento para o início da nossa trilha. Em função das condições climáticas há dois trajetos: um que percorre a vertente leste do Vale Róbalo pelo morro da Bandeira com uma vista panorâmica de Puerto Williams e do Canal de Beagle, percorrendo a vertente leste e baixando até a Lagoa do Salto. E outro caminho, que percorre a maior parte da trilha pelo bosque com aproximação progressiva dos Dientes del Navarino, passando por diversas lagoas e diques de castores até a Lagoa do Salto. Armaremos nosso acampamento. Duração Caminhada: 4 - 6 horas. Desnível: 400 m. 10 km. Pernoite Acampamento (barraca). Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos.



3º Dia – LAGOA DO SALTO / TRAVESSIA CORDILHEIRA DIENTES DEL NAVARINO / LAGUNA MARTILLO

Hoje atravessaremos a cordilheira Dientes del Navarino, chegando a vertente sul de onde teremos a linda vista da Bahia Nassau e do arquipélago Cabo Horn. Após contornar diversos lagos, faremos a subida até o passo Ventarron (698m), com uma impressionante vista das paredes sul dos Dientes del Navarino e dos Montes Codrington. Faremos 3 sucessivas subidas até as alturas 716, 800 e 765m. Depois atravessaremos o passo Guerrico até alcançar a lagoa Martillo onde faremos o nosso segundo acampamento. Caminhada em terreno rochoso todo o dia. Duração Caminhada: 5h30 - 7 horas. Desnível: 500 m. 7 km. Pernoite Acampamento (barraca). Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos.
 


4º Dia – LAGUNA MARTILLO / VALE GERRICO / PASSO VIRGINIA

Desarmaremos nosso acampamento para mais um dia de travessia. Sairemos da Lagoa Martillo e ao longo do Vale Guerrico percorrermos um caminho de 3 horas, retomando contato por alguns momentos com um terreno menos rochoso e inclusive com trechos de bosque. Teremos belas vistas do pitoresco monte Lindemayer.
Em seguida caminharemos mais 1h30 na subida até o Passo Virginia a 860 m com desnível de 440 m. A vista das montanhas da Tierra del Fuego é recompensadora. Descermos mais 1h30 até chegar a um acampamento protegido no bosque, à margem de uma lagoa. Duração Caminhada: 6 - 7 horas. Desnível: 500 m. 10 km. Pernoite Acampamento (barraca). Café da manhã, lanche de trilha e jantar inclusos.



5º Dia – PASSO VIRGINIA / PUERTO WILLIAMS

Desarmaremos nosso acampamento para o último dia de travessia. Sairemos de nosso acampamento e desceremos até o nível do mar. Caminharemos a princípio por 1h30 por um bosque e depois em terreno aberto baixando 460m em 3 horas. Chegaremos ao final da travessia, onde um veículo estará nos esperando para nos levar até o nosso Lodge para um aperitivo antes do almoço. Tarde livre para descansar ou para passear pelo povoado.  Duração Caminhada: 4h30 - 5 horas. Desnível: 460 m. 10 km. Pernoite em Hotel.  Café da manhã, almoço e jantar inclusos.



6º Dia – PUERTO WILLIAMS / PUNTA ARENAS

De acordo com o horário de seu voo transfer ao aeroporto para embarcarmos de volta a Punta Arenas. Final dos nossos serviços. Sem pernoite em Hotel. Café da manhã incluso.
 
 
A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.
 


O que está Incluso

Inclui:
 
- Voos internos: Punta Arenas / Puerto Williams / Punta Arenas, em voo regular;
- Transfer para todos os passeios inclusos no roteiro;
- Passeios descritos no roteiro;
- Passeios descrito no roteiro acompanhados de guia local falando espanhol em transfers regulares;
- 02 noites de hospedagem em Ilha Navarino no Lakutaia Lodge, pensão completa:  café da manhã, almoço e jantar e vinho da casa chileno;
- 03 noites de acampamento básico em barraca dupla  (alimentação, guias, utensílios de cozinha, barracas, saco de dormir e isolante térmico) com pensão completa: café da manhã, lanche de trilha e jantar durante o trekking;
- Trekking de 4 dias de travessia pelo Maciço dos Dientes del Navarino;
- Carregadores para carga pessoal, um para cada duas pessoas até 7 kg por pessoa.
- Guias locais (falando espanhol); 
- Seguro viagem cobertura mínima (para ampliar cobertura consulte-nos);
- Brinde exclusivo Pisa Trekking;
- Material descritivo da região;
- Assistência 24 horas no Brasil por telefone;
 
 
Não inclui:
 
- Parte aérea:  São Paulo / Santiago / Punta Arenas / Santiago / São paulo - classe econômica (tarifa operadora);
- Transfer ou hospedagem em Punta Arenas ou Santiago;
- Gastos pessoais como telefonemas, lavanderia, entradas em boates, gorjetas etc.;
- Entrada de parques (US$ 60);
- Taxas de embarque - obs. deve ser paga no fechamento da viagem;
- Taxas de aeroporto pagas localmente (US$ 41);
- Alimentação não mencionada no roteiro;
- Passeios Opcionais.
- Imposto de Renda referente a remessas ao exterior (deve ser pago juntamente com a e entrada da viagem). Consulte seu agente de viagens sobre o valor
 
Esclarecemos que, para uma melhor logística local, e para evitar desconfortos aos passageiros, deixamos de incluir no pacote os ingressos acima mencionados, bem como as taxas de embarque internas, que devem ser pagas localmente.
 

Checklist

- 1 mochila pequena de nylon reforçado para carregar seus pertences (câmera fotográfica, anorak, cantil, etc.) durante as caminhadas;
- 1 mochila ou bolsa grande para guardar pertences durante a travessia;
- 1 cantil de 1 litro ou garrafa de plástico pequena descartável;
-  Bota de caminhada  pré-amaciado;
- 1 par de tênis ou 1 papete;
- 1 anorak (capa de nylon com capuz resistente à água e ao vento);
- 2 casaco tipo "Pile" ou Fleece um fino e um grosso;
- 2 calças tipo suplex ou nylon;
- 1 malha de lã grossa (opcional);
- 1 par de luvas e gorro de lã;
- 3 ou 4 camisetas de manga curta (de preferência tecido tipo “dryfit” que não retém água);
- Meias: quartos pares de lã e quatro de fibra (coolmax) p/ caminhada (evitar algodão, pois retém água);
- 1 boné e óculos para sol;
- Medicamentos particulares e materiais de higiene pessoal em pequenas embalagens;
- Filtro solar para rosto e lábios;
- Hidratante para evitar o ressecamento da pele;
- Lanterna de cabeça e pilhas extras;
- Toalha;
- Lenços umedecidos;
- 2 bastões de caminhada;
- polainas para botas;
- papel higiênico;
- sacos plásticos para acomodar a sua carga dentro da mochila;
 
 
Opcionais:
- Aparelhos eletrônicos (fotográficos, filmagem, música), tripé, cartões de memória e baterias extras, carregadores com adaptadores para tomadas para usar no hotel, livros. Note que pilhas e baterias descarregam mais rápido no frio.
- 1 par de tornozeleiras para quem tiver tendência a "virar" o pé;
- Alimentos energéticos - ex.: chocolates, barra de granola.
- saco estanque para equipamentos eletrônicos;
 
Atenção:
Voltagem local: 220 v.
 

Informações Importantes

Clima (temperaturas médias)
 
Navarino é uma ilha chilena no extremo sul do país. Pertence à Província da Antártica Chilena, na Região de Magalhães e Antártica Chilena. Fica ao Sul da Terra do Fogo, separada pelo Estreito de Magalhães e o Canal de Beagle. A maioria da população da província mora na ilha, cujas principais cidades são Puerto Navarino, a capital provincial, Puerto Williams, Caleta Eugenia e Puerto Toro. A principal atividade económica é a pesca de caranguejos (centolla).  A ilha é montanhosa e os castores é um animal típicos dos seus bosques. Há dois lagos, o Navarino e o Windhond. O clima é frio, a média de temperatura no verão é de 9ºC e 1ºC no inverno.
 
 
Informações pré-viagem: Antes da sua partida, lhe será enviado informações atualizadas e completas, dizendo o que você precisa saber para se preparar para sua aventura; inclusive lista de equipamentos e dicas sobre: itens de saúde, lista de leitura, gratificação do guia, além de informações sobre clima, cidades, museus, etc.
 
Importante:
Este é um roteiro regular vendido internacionalmente. Sendo assim, seus companheiros de viagem poderão ser de diferentes nacionalidades. Nossos guias são extremamente atenciosos e falam espanhol, mas entendem o português. Caso deseje, há ainda saídas com guia falando em inglês. Caso não esteja familiarizado com estes idiomas, é sugerido que escolha um roteiro com saída em grupo com guia brasileiro, onde o guia falará português.
 
Alimentação:
Quando os roteiros tiverem alimentação incluída, esclarecemos que essas refeições serão preparadas com base em uma dieta onívora, com uma considerável variedade de alimentos frescos disponíveis na região. Entretanto, em alguns lugares somos capazes de atender nossos clientes com dietas restritivas (diabéticos, celíacos, vegetarianos e alérgicos) e adaptar a alimentação. Se você possui alguma alergia alimentar, deverá detalhá-la no momento em que fizer sua reserva do pacote, caso contrário, será muito difícil alterar o cardápio já que trabalhamos com lugares remotos e de difícil logística. Lembre-se de confirmar a informação com o guia e o pessoal de apoio ou durante a reunião de orientação. Nossa intenção em saber sobre as necessidades de clientes com dietas restritivas é para poder melhor atendê-lo.
 
PISA PERSONAL CONSULTING
A Consultoria Personalizada Pisa é a orientação realizada para nossos clientes, esclarecendo e adequando o roteiro às suas necessidades e vontades. Além disso, realizamos a orientação antes do embarque oferecendo dicas, material ilustrativo do local a ser visitado, mapa, itinerário personalizado dia a dia, entre outras informações. Esta consultoria será prestada por Claudia Ribeiro, que desde 1997, é nossa parceira, operadora, guia e especialista neste destino. Para sua completa satisfação e segurança disponibilizamos um telefone de plantão no Brasil (24 horas), com o qual o cliente poderá nos contatar para receber assistência caso necessite.
 
PISA EXPERIENCE
Através de roteiros especialmente formatados oferecemos um diferencial para nossos clientes que buscam muito mais do que apenas conhecer lugares de extrema beleza. Oferecemos a oportunidade única de vivenciar e experimentar um contato maior junto à natureza, percorrendo trilhas pouco conhecidas, pernoitando em lugares onde o turismo convencional não opera, por exemplo: em acampamentos luxuosos (acampamento full) com infraestrutura dentro de Parques Nacionais, acomodação em hostais de charme e acompanhamento de guias especializados em ecoturismo e montanha. Além disso, nossos grupos são pequenos, o que oferece um maior aproveitamento da viagem e um contato maior do guia com os passageiros.
 
LEMBRE-SE:
Para viajar para Argentina ou Chile, devido a acordos internacionais: BRASILEIROS - devem apresentar passaporte ou documento de Identidade original (não são aceitas carteiras profissionais (OAB, CREA, etc. ou fotocópias); ESTRANGEIROS - devem apresentar RNE original ou identidade e passaporte (e devem consultar o consulado do Chile ou da Argentina, sobre a necessidade de visto). Outros casos especiais, favor consultar antes do embarque, o juizado de menores sobre a documentação necessária.
 
Qualquer dúvida favor consultar: Consulado do Chile (11) 284.2044 /2185
 
A documentação de viagem, taxas, bem como autorizações para menores são de responsabilidade exclusiva dos passageiros, e não nos responsabilizamos caso isso venha a impossibilitar sua viagem. Arcando dessa forma, o passageiro com os prejuízos que eventualmente ocorram.
 
 
 
 
 
 

Hotelaria

Lakutaia Lodge -  localizado em Puerto Williams com bela vista para o Canal de Beagle. O hotel oferece quartos com acesso Wi-Fi, bar, biblioteca e estacionamento gratuito. Os quartos são decorados em tons suaves e dispõem de piso aquecido, aquecimento central e banheiro interno.  O bar serve pratos internacionais e especialidades regionais.  Os hóspedes podem utilizar os livros da biblioteca e visitar o Museu Martín Gusinde, localizado a 4 km. Há uma pista de caminhada nas proximidades.   www.lakutaia.com