1° Dia - ORIGEM / FUNCHAL
Neste dia receberemos os aventureiros na charmosa cidade de Funchal. Estaremos prontos no saguão do aeroporto para recebê-los. Faremos o transfer privado até o seu hotel. Em seguida realizaremos um bate papo técnico com uma breve apresentação sobre os dias de aventuras que compartilharemos nos dias seguintes. Finalizaremos este dia com as boas-vindas à moda madeirense, convidando todos para um jantar típico da ilha, para celebrar a nossa chegada.
Jantar;
Pernoite em hotel.
2° Dia - FUNCHAL / MACHICO
Partimos do Terreiro da Luta um miradouro histórico onde em tempos passados era a última parada do trem que ligava o Monte até o Funchal. depois ele teve seu nome mudado para o atual por conta dos ataques de tropas alemãs que bombardearam a ilha e lá se firmou como ponto de observação de toda a baia do Funchal. Este trecho do Funchal até o Terreiro da Luta é realizado em nossos veículos. Nosso pedal inicia-se se segue ao longo da levada do Faial, na localidade da Choupana, nas zonas altas do Funchal, a sul da Ilha da Madeira, e leva os ciclistas numa agradável viagem repleta de tons de verde da floresta da ilha. Ao longo deste caminho, realizado lado a lado com a levada, são diversas as espécies de flora e fauna que serão observadas. Por muitas vezes surgem lindíssimas vistas panorâmicas das pequenas povoações da zona do Funchal e da Camacha, que nos permitem conhecer a ilha através de outra perspectiva, sendo este um percurso fácil e acessível a qualquer pessoa que tenha experiência em bicicletas. Seguiremos e rumo a Passagem pela Portela, um lindo local com um mirador de vistas espetaculares. Este mirador fica localizado na freguesia de Santo da Serra a 670 metros de altitude, entre o Porto da Cruz e Machico. Sua vista traz um cenário de montanhas até o mar. Podemos observar a Freguesia do Porto da Cruz e a Penha d’Águia, de lá faremos a descida para Machico, a única praia de areia branca da Ilha da Madeira proveniente do Deserto do Saara. Vale até um banho de mar, sem dúvidas! Deste ponto, voltaremos para o Hotel em nossos carros de apoio novamente.
Distância: 54 km
Desnível positivo: 480 m
Desnível negativo: 1540 m
Café da manhã;
Pernoite em hotel.
3° Dia - PICO ARIEIRO / PORTO DA CRUZ
Iniciaremos o nosso dia com um transfer até o Pico do Arieiro, que está a nada menos que 1.818 m acima do nível do mar. Só este passeio de carro já valeria o dia, tendo em vista as paisagens espetaculares dessa pequena viagem. As estradas são magnificas até o segundo maior pico do arquipélago. Lá pararemos para tomar um típico café com vinho madeira - que leva o nome de “cortado”. Em seguida, montamos nas bicicletas e seguimos por descida rápidas ao longo de pistas, trilhos e single tracks. Passando mais uma vez pela Portela e continuando a descida para o Porto da Cruz. Este concelho fica já na Costa Norte da Ilha, é característico por ter praia de areia negra, e uma antiga fábrica de fabricação do Rum - aguardente tipicamente madeirense, com mais de 100 anos de existência. Ali será o nosso ponto final. Confraternizaremos com nosso grupo brindando com uma tradicional bebida madeirense, a Poncha, que é uma mistura de Rum - aguardente, mel, limão (siciliano e laranja). Depois de alguns momentos de descontração partimos de lá e seguimos para o Hotel.
Distância: 40 km
Desnível positivo: 310 m
Desnível negativo: 2350 m
Café da manhã;
Pernoite em hotel.
4° Dia - FAJÃ DA OVELHA / FONTE DO BISPO / PONTA DO PARGO
Sairemos do hotel em transfer até a Fajã da Ovelha. Este concelho pertence a freguesia da Calheta, tem 24 km² de área e apenas 995 habitantes. A sua densidade populacional é 40,4 hab/km² , um verdadeiro local de paz e sossego com vista para o mar. Os cenários se alternam entre campos rurais e o mar. Em nossas bicicletas, faremos a subida até à Fonte do Bispo talvez a mais difícil do nosso tour. Depois, para acalmar as pernas e acelerar os corações, iremos ter a descida até à Ponta do Pargo, que além de ser o local mais a oeste do arquipélago é também rica de uma deliciosa espécie de peixe que leva o mesmo nome. Daí em diante iremos seguir pela levada (curso de agua) até à descida que nos leva para as piscinas naturais de Porto Moniz, onde iremos descansar depois de mais um lindo dia de pedal.
Distância: 44 km
Desnível positivo: 250 m
Desnível negativo: 1840 m
Café da manhã;
Pernoite em hotel.
5º Dia - PORTO MONIZ / VILA BALEEIRA / ATLÂNTICO
O Porto do Moniz, na ilha da Madeira, foi um centro importante para a pesca baleeira no arquipélago, especialmente para a caça ao cachalote. O primeiro abate de cachalotes na Madeira aconteceu em 1941, ao largo do Porto do Moniz, sendo que esses animais eram processados na Ribeira da Janela para extração do óleo. Neste dia, aproveite a oportunidade para visitar o Museu da Baleia ou mesmo se deliciar pelas piscinas naturais e o balneário de Porto Moniz. O pitoresco concelho português de Porto Moniz, também é porta do Oceano Atlântico, onde poderemos ter disponíveis passeios para avistamentos de animais marinhos, consulte-nos sobre essa possibilidade para o seu day-off.
Café da manhã;
Pernoite em hotel.
6° Dia - PAUL DA SERRA / PAUL DO MAR
Após acordar seguiremos até o Paul da Serra, o maior e mais extenso planalto da Ilha da Madeira com cerca de 24 km², com uma altitude média de aproximadamente 1500 metros. O seu ponto mais elevado é o pico Ruivo do Paul, com 1640 metros, de onde se pode admirar a extensão de todo o planalto. Em dias de boa visibilidade, poder-se-á observar o mar da costa sul e norte. Neste magnifico maciço rochoso faremos o início da nossa pedalada indo em direção a Bica da Cana. Lá iremos parar alguns momentos e apreciar a paisagem dos seus 1580 metros acima do nível do mar. Faremos a passagem pelos Estanquinhos junto ao Posto Florestal e seguiremos para o trecho mais radical do dia. Para os que tem sede de adrenalina, este trecho vai ficar na memória, pois após algumas subidas e inúmeras descidas ao longo das colinas da Calheta chegaremos a idílico Vila do Paul do Mar. Este concelho, pequena vila, é voltado para a prática do surf e esportes náuticos e toda ela respira uma calmaria e cheiro de mar como em nenhum outro da ilha. Finalizaremos no Bar Maktub com a sensação de mais um dia para ficar na memória.
Distância: 40 km
Desnível positivo: 260 m
Desnível negativo: 1820 m
Café da manhã;
Pernoite em hotel.
7° Dia - DAY OFF
Algumas sugestões de passeios pela Ilha da Madeira poderão ser fornecidas pelos nossos guias para este dia, assim como descer pelas ladeiras em trenós de vime, passeios de jipe, surfar ou aventurar-se em um programa de canionismo, que é uma das especialidades de nossos guias locais e poderá ser contratada diretamente durante o nosso tour. Você poderá também bater perna pelas ruas do Funchal, visitar feiras de artesanato com destaque para as toalhas madeirenses ou visitar outros concelhos da ilha, deliciando-se com os sabores e aromas da incrível culinária da Ilha da Madeira.
Café da manhã;
Pernoite em hotel.
8º Dia - FUNCHAL / ORIGEM
Check-out em nosso hotel às 11 horas e transfer único para aeroporto.
***A programação acima poderá sofrer modificações devido a fatores climáticos, de acesso ou que possam interferir na segurança dos participantes.